O USO DE MÍDIAS SOCIAIS E O DESEMPENHO TÉCNICO DE ATLETAS DOS SALTOS ORNAMENTAIS: UM ESTUDO PILOTO.
Aline de Araújo, Daniel William Rocha Silva, Luana Wanderley Moreira Lira, Ivan Wallan Tertuliano, Vivian de Oliveira.
As mídias sociais estão cada vez mais ganhando espaço na era pós-moderna, e no ambiente esportivo não é diferente. O objetivo do estudo foi compreender os hábitos de utilização das mídias sociais por atletas de saltos ornamentais e sua relação com o desempenho técnico durante as sessões de treino. A amostra foi composta por quatro atletas dos saltos ornamentais de uma equipe do Distrito Federal, sendo dois do sexo feminino e dois do sexo masculino, com média de idade de 19,5 ± 3,0 anos. O estudo também contou com a participação do treinador da equipe. Como instrumentos, foi utilizado o “Questionário sobre os Hábitos de Utilização de Mídias Sociais”, criado pelos próprios pesquisadores, além da ferramenta “Sua Atividade”. Para classificar o desempenho técnico dos participantes, foi criado um sistema de pontuação, com notas entre 0 e 100. Para verificar a relação entre desempenho técnico e tempo de utilização de mídias sociais, foi utilizado o teste de Correlação de Spearman, por meio do Software SPSS® versão 20. Os principais resultados do estudo indicaram que a correlação entre tempo de utilização de mídias sociais e o desempenho técnico foi baixa ou trivial para três dos atletas que compuseram a amostra, enquanto para um dos atletas a correlação foi alta. Assim, foi possível concluir que embora os atletas costumem utilizas as mídias sociais em diversos momentos do dia, o tempo de utilização de redes social não exerceu influência sobre o desempenho técnico dos atletas dos Saltos Ornamentais que compuseram a amostra.
Palavras-chave: Redes sociais. Tecnologias. Esportes Aquáticos. Performance.
Aline de Araújo, Daniel William Rocha Silva, Luana Wanderley Moreira Lira, Ivan Wallan Tertuliano, Vivian de Oliveira.