DESAFIOS PARA UMA COMUNICAÇÃO EFETIVA NO ESPORTE: UMA VISÃO DOS TÉCNICOS
Bruna Feitosa de Oliveira, Pedro Belluco Guerrini, Kauan Galvão Morão, Afonso Antonio Machado.
A ação de transmitir uma mensagem e, em seguida, interpretar esta mensagem caracteriza o processo de comunicação, sendo esta intitulada como comunicação interpessoal. Esse é elemento fundamental dentro do contexto esportivo, principalmente entre técnico e atleta, dado que uma boa comunicação tende a aumentar seu rendimento e proporcionar resultados mais expressivos para a equipe. Portanto, o objetivo deste trabalho foi investigar se uma comunicação mais efetiva entre o atleta e o técnico pode contribuir para o rendimento de uma equipe ou indivíduo. Para tanto, foi realizada uma entrevista semiestruturada que incluiu 15 técnicos esportivos de diferentes níveis competitivos, englobando desde universitários até do alto rendimento, bem como modalidades coletivas e individuais. Em seguida, realizou-se uma análise acerca dos resultados, utilizando a técnica análise de categoria codificação nesses dados, proposto por Bogdan e Binken. A partir das análises e comparações realizadas, foi detectado que estes consideram importante estabelecer uma comunicação efetiva, ainda que existam visões diferentes entre os participantes, pois alguns entendem que a comunicação efetiva acontece apenas quando há resultados esportivos positivos e outros compreendem que ela ocorre quando há construção de uma relação de maior proximidade com o atleta. A segunda percepção foi identificada principalmente em indivíduos de modalidades individuais, o que parece ser uma tendência. Portanto, concluiu-se que uma comunicação efetiva pode beneficiar o trabalho do técnico e, possivelmente, impactar nos resultados apresentados pelos atletas, e vice-versa, tanto em esportes coletivos quanto individuais, ainda que haja diferenças entre as modalidades.
Palavras-chave: Comunicação. Técnicos. Psicologia do Esporte.
The action of transmitting a message and then interpreting this message characterizes the communication process, which is called as interpersonal communication. This is a fundamental element within the sports context, especially between coach and athlete, since good communication tends to increase performance and provide more expressive results for the team. Therefore, the objective of this study was to investigate whether a more effective communication between the athlete and the coach can influence the performance of a team or individual. To this end, a semi-structured interview was conducted and it included 15 sports coaches of different competitive levels, ranging from university to high performance, as well as collective and individual modalities. Then, an analysis was performed about the results, using in these data the coding category analysis technique proposed by Bogdan and Binken. From the analyses and comparisons performed, it was detected that they consider important to establish an effective communication, even though there are different views among the participants, once some understand that effective communication happens only when there are positive sports results and others understand that it occurs when there is a relationship of greater affinity with the athlete. The second perception was identified mainly in individuals of individual modalities, which seems to be a tendency. Therefore, it was concluded that effective communication could benefit the work of the coach and possibly impact the results presented by the athletes, and vice versa, both in collective and individual sports, even if there are differences between modalities.
Keywords: Communication. Coaches. Sports Psychology.
Bruna Feitosa de Oliveira, Pedro Belluco Guerrini, Kauan Galvão Morão, Afonso Antonio Machado.