A INVESTIGAÇÃO PSICOLÓGICA NO CONTROLE CIENTÍFICO DAS ATIVIDADES ESPORTIVAS NA DÉCADA DE 1950 E ATUALIDADE: A UTOPIA CONTINUA?
José Tarcísio Grunnenvaldt, Jayne do Nascimento Antunes, Eliete Barbosa da Silva.
Apresenta-se a partir de um artigo de 1954 da revista Arquivos da Escola Nacional de Educação Física e Desportos, o panorama da psicologia do esporte no Brasil, mas é possível perceber seu desconforto como estado da arte do assunto. O trabalho resulta de uma curiosidade despertada quando no desenvolvimento da pesquisa do Programa de Iniciação Científica (Pibic) - Estudo dos Arquivos da Escola Nacional de Educação Física e Desportos (1945 – 1972) e do levantamento dos artigos classificados como trabalhos originais, chamou-nos a atenção o texto: Importância da investigação psicológica no controle científico das atividades desportivas escrito pelo professor da Disciplina Psicologia do Esporte, o médico Carlos Sanchez de Queiróz (1949). O objetivo desse texto é apresentar e analisar um artigo da década de 1950 e verificar se é possível a psicologia estabelecer bases e diretrizes que devem nortear o controle científico das atividades desportivas e, por ora, movido pelas circunstâncias do evento da Copa do Mundo no Brasil, questionar sobre a possibilidade do controle científico sobre o futebol em especial. Como opção metodológica, buscou-se ler o artigo levando em conta os avanços que propunha para a área da psicologia do esporte e, quiçá revelar a contemporaneidade desse conhecimento frente aos dois grandes desafios da área que teve na cena a seleção brasileira de futebol, em suas maiores experiências negativas de todos os tempos: a catástrofe do Maracanã em 1950 e a recente humilhação diante da Alemanha no Mineirão do dia 08 de julho de 2014. Algumas constatações do texto evidenciam que o autor, após realizar uma consulta à bibliografia nacional e estrangeira sobre o assunto, que era confiado aos médicos especializados, destacou que havia poucas, raríssimas e honrosas exceções, que fugissem ao exame das possibilidades e das limitações anátomo-fisiológicas do atleta, quando se tratava de prática dos desportos. Percebe-se um inconformismo com a opção corrente da pesquisa em psicologia do esporte em seu reducionismo anátomo-fisiológico. A ideia aceita à época sobre o processo da aprendizagem do movimento como decorrente da necessidade dos experimentos de treino como condição, “[...] isto é, como fator predisponente da assimilação da técnica desportiva, pois é treinando que o atleta colhe a vivência (erlebnis) do movimento que construirá o seu esquema motor” (QUEIROZ, 1954, p. 109). Disso assegura que resulta a afirmação corriqueira de que a ação é a causa da aprendizagem, mas que o autor considera uma proposição ingênua, e consequente da ligeireza com que os falsos cientistas estariam a observar os fenômenos, pois não é simplesmente fazendo que se aprende. Com efeito, sugeria que “ ‘Learn by doing’ é uma proposição superada, em Pedagogia e em Didática, pelo ‘aprender pensando’ ”Ao se buscar estabelecer relações desse artigo de 1954 com textos contemporâneos como Um jogo que atingiu profundidade trágica (2014) e Veneno remédio: o futebol e o Brasil (2008), ficou evidente que as cenas da dia 08 de julho fazem do futebol um fenômeno ontológico, portanto um esporte que o campo de problematização é mais que um jogo daí não possível ao cientificismo reducionista.
Palavras-chave: Psicologia do esporte. Controle científico. Aprender pensando.
Presents from a 1954 article in the journal Archives of the National School of Physical Education and Sports, the scenery of sport psychology in Brazil, but it is possible to notice the discomfort as state of the art of the subject. The work is a result of a curiosity stimulated when in the research of Scientific Initiation Program (Pibic) - Study of the Archives of the National School of Physical Education and Sports (1945-1972) and the search of articles classified as original works, our attention was called by the text: The importance of psychological research in the scientific control of sporting activities written by the professor of the Sport Psychology Course, Dr. Carlos Sanchez de Queiroz. The purpose of this paper is to present and analyze an article from the 1950s and validate if it is possible to psychology to establish bases and guidelines that should guide the scientific control of sporting activities and, for the moment, motivated by the circumstances of the World Cup event in Brazil, inquire about the possibility of scientific control in particular over soccer. As a methodological option, the article was read taking in consideration the progress that suggested for the area of sport psychology and perhaps reveal the contemporary knowledge of this in front of the two major challenges in the area, having as scenario the Brazilian soccer team in its greatest negative experiences of all time: the misfortune of Maracanã in 1950 and the recent humiliation against Germany in the Mineirão on 08 July 2014. Some findings in the text show that the author, after conducting a consultation to the national and foreign literature on the subject, which was entrusted to specialized doctors, said that there were few, rare, and honorable exceptions, that escaped from the examination of the possibilities and limitations of the physiologic- anatomic of the athlete, when it came to the practice of sports. It is possible to see a discontentment with the current option of research in sport psychology into its anatomical and physiological reductionism. That time the accepted idea about the process of the learning movement as a result of the necessity of experimental training as a condition, "[...] as a predisposing factor of assimilation of sports technique, because is with training that the athlete gains the experience (erlebnis) of the movement that will build your motor schema "(QUEIROZ, 1954, p. 109). It ensures that the results commonplace assertion that the action is the cause of learning, but that the author considers a naive proposition, and resultant of the lightness with which fake scientists would be to observe the phenomena, because it is not simply doing that learns. Indeed, he suggested that "’Learn by doing' is a overcome proposition in Pedagogy and Teaching, by 'learning thinking'". Seeking to establish relations of this 1954 article with contemporary texts such as A game that reached tragic depth (2014) Poison and medicine: soccer and Brazil (2008), it became evident that the scenes of July 8 make football an ontological phenomenon, therefore a sport that the field of questioning is more than a game then not possible to reductionist scientism .
Keywords: Sport psychology. Scientific control. Learn thinking.
José Tarcísio Grunnenvaldt, Jayne do Nascimento Antunes, Eliete Barbosa da Silva.