BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

PESQUISA COM CRIANÇAS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS – ESCOLA E BRINQUEDOTECA

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Evandro Salvador Alves de Oliveira, Raquel Gonçalves Salgado.

Resumo

O presente trabalho é fruto de uma pesquisa de mestrado, de abordagem qualitativa, desenvolvida com crianças de 5 a 6 anos, em dois espaços distintos: o Laboratório de Ludicidade (Brinquedoteca) do Campus de Rondonópolis, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e uma escola municipal de Educação Infantil, da rede pública de Rondonópolis/MT desenvolvida em Rondonópolis/MT. A pesquisa teve como foco compreender os significados que as crianças constroem sobre os discursos da mídia e como estes se expressam em seus modos de ser, agir e se relacionar com o outro em contextos educativos. As crianças têm assumido papéis sociais a cada dia mais próximos do que poderíamos denominar de universo adulto, tomando como referência personagens que se destacam na mídia. Assumindo como pano de fundo tal problematização, esta pesquisa busca investigar as apropriações que as crianças fazem dos discursos midiáticos em suas brincadeiras e como estas emergem nos diálogos que elas estabelecem entre si e nas interações que estabelecem com os adultos. A pesquisa consistiu, ainda, em analisar as seguintes questões: os significados que as crianças atribuem aos elementos que compõem as identidades de personagens midiáticos; como esses significados aparecem nos diálogos que elas estabelecem entre si em suas culturas de pares e nas culturas lúdicas que produzem; analisar informações e textos de mídia que as crianças trazem à tona em seus discursos, presentes nas interações que ocorrem em contextos educativos, como a escola e a Brinquedoteca.  A fundamentação teórica sustenta-se em quatro aportes: a teoria da enunciação de Bakhtin (1992; 1995; 1998); a sociologia da infância; o conceito de cultura lúdica em Brougère (2002; 2010); as relações entre infância, mídia e constituição identitária. A proposta metodológica, com caráter de intervenção, tem como principais recursos oficinas desenvolvidas com as crianças, entrevistas e registros por meio de diário de campo. Os discursos produzidos pelas crianças são analisados sob a ótica da teoria bakhtianiana, tendo como base os conceitos de dialogismo e alteridade. Como conclusões, destaca-se, nos grupos de crianças, a emergência de significados relativos à beleza associada ao corpo magro e esbelto, ao poder aquisitivo, ao consumo, à fama, ao status e à visibilidade como atributos importantes na composição de identidades idealizadas e valoradas pelas crianças e, portanto, compreendidas por elas como litígios fundamentais para compor modos de ser. Pretende-se, com esta investigação, contribuir para as pesquisas no campo das ciências humanas e sociais, no sentido de compreender as transformações que ocorrem nas experiências lúdicas infantis, os valores e os significados que as crianças constroem em meio às referências simbólicas que circulam na cultura midiática.

Palavras-chave: Infância. Mídia. Dialogismo. Contemporaneidade.

Abstract

 This work is the result of a research of master’s degree, with a qualitative approach, developed with children from 5 to 6 years in two distinct spaces: the Playfulness Laboratory (Playroom) in Campus of Rondonópolis of the Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) and in a municipal public school for early childhood education of Rondonópolis/MT developed in Rondonópolis/MT. The research focused on understanding the meanings built by children about the media discourses and how they are expressed in their ways of being, act and relate to one another in educational contexts. Children have assumed social roles every day closer to the adult universe, taking the highlighted media characters as hole models. By assuming this problem as a background, this research investigates the appropriations that children make of media discourses in their pranks and how they emerge in their dialogues among themselves and in the interactions that they establish with adults. The survey also consisted of analyzing the following issues: the meanings that children attribute to the elements that compose the identities of media characters; the way these meanings appear in the dialogues that they establish among themselves in their pairs cultures and in their ludic cultures;  information and media texts that children imply in their speeches identified in interactions that occur in educational settings such as school and the playroomhe theoretical foundationis based in four contributions: Bakhtin’s (1992, 1995, 1998) theory of enunciation; the childhood sociology; Brougère’s (2002, 2010) concept of ludic culture; the relations between children, media and identity construction. The methodology proposed, as a matter of intervention, has as its main features developed workshops with children, interviews and other records through a research diary. The speeches made ​​by the children are analyzed from the perspective of Bakhtin’s theory, based on dialogism and otherness concepts. As conclusions stands out in groups of children the emergence of meanings related to beauty associated with thin and slender body, to the purchasing power, and also to the consumption, fame, status and visibility as important attributes in the composition of idealized identities and valued by children and, therefore, understood by them as fundamental to compose the ways of being. With this research is intended to contribute to researches in humanities and social sciences areas, in order to understand the changes that occur in children's leisure experiences, the values ​​and meanings that children make in the contact with symbolic references that circulate in media culture.

Keywords: Childhood. Media. Dialogism. Contemporaneity.

Palavras Chave

Evandro Salvador Alves de Oliveira, Raquel Gonçalves Salgado.

Pesquisar artigos

Publicações