BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

CONHECIMENTO SOBRE O TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO ENTRE PROFISSIONAIS E ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Lorena Gomes Gadelha, Carla Thais de Sousa, Kátia Virgínia Viana-Cardoso, Marcela de Castro Ferracioli-Gama.

Resumo

O impacto do Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) na vida de crianças e adolescentes é grande, dentre as principais consequências estão: dificuldades motoras constantes, prejuízo nas atividades acadêmicas e diárias e baixa autoestima. É importante que profissionais da saúde e da educação tenham conhecimento básico acerca dos elementos essenciais ao diagnóstico e às intervenções do TDC. O presente estudo analisou o conhecimento de profissionais e estudantes de Educação Física (EF) de Fortaleza/CE, sobre o TDC. Tratou-se de uma pesquisa transversal do tipo survey, de caráter quantitativo. Um questionário foi desenvolvido com 20 questões e enviado eletronicamente aos participantes. Análise descritiva foi realizada com frequência absoluta e relativa das respostas dos participantes por questão. A análise de conteúdo foi utilizada para a questão “Quais os principais fatores que influenciaram suas respostas?”. Um total de 46 participantes (27 profissionais e 19 estudantes) responderam à pesquisa. Embora o TDC tenha sido considerado mais familiar entre os estudantes do que entre os profissionais, de maneira geral, todos os participantes demostraram conhecimento limitado sobre os aspectos relacionados à definição, prevalência e diagnóstico do TDC. Grande parte dos participantes concordaram com a necessidade de mais pesquisas, treinamento adicional sobre o TDC e acreditam que um diagnóstico precoce traz benefícios significativos às crianças. Foi possível concluir que profissionais e estudantes de EF não dispõem de conhecimentos específicos sobre o TDC. Assim, estratégias para disseminar informações sobre o transtorno são necessárias para a formação do profissional de EF.

Palavras-chave: Transtorno do desenvolvimento da coordenação. Diagnóstico. Atividade motora. Ensino superior.

Abstract

The impact of Developmental Coordination Disorder (DCD) on the lives of children and adolescents is significant. Among the main consequences are persistent motor difficulties, impairments in academic and daily activities, and low self-esteem. It is important for health and education professionals to have basic knowledge about the essential elements for diagnosing and intervening in DCD. This study analyzed the knowledge of Physical Education (PE) professionals and students in Fortaleza/CE, regarding DCD. This was a cross-sectional, quantitative survey-based study. A questionnaire with 20 questions was developed and sent electronically to the participants. Descriptive analysis was conducted using absolute and relative frequency of the participants' responses by question. Content analysis was used to examine the question, "What were the main factors that influenced your responses?" A total of 46 participants (27 professionals and 19 students) responded to the survey. Although DCD was more familiar to students than professionals, overall, all participants demonstrated limited knowledge about aspects related to the definition, prevalence, and diagnosis of DCD. A large portion of the participants agreed on the need for more research, additional training on DCD, and believe that early diagnosis brings significant benefits to children. It was concluded that PE professionals and students do not have specific knowledge about DCD. Therefore, strategies to disseminate information about the disorder are necessary for the training of PE professionals.

Keywords: Developmental coordination disorder. Diagnosis. Motor activity. Undergraduate program.

Palavras Chave

Lorena Gomes Gadelha, Carla Thais de Sousa, Kátia Virgínia Viana-Cardoso, Marcela de Castro Ferracioli-Gama.

Pesquisar artigos

Publicações