ASSOCIAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA E LETRAMENTO DURANTE O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO. UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Amanda Sttefany Andrade Carneiro, Grassyara Pinho Tolentino, Daniel Valério Martins, Pedro Henrique Silvestre Nogueira, Natalia Macedo Nunes.
Este estudo investigou a potencialidade da ludicidade como ferramenta para integrar os campos da Educação Física e do Letramento no Ensino Infantil. Tratou-se de um relato de experiência, que se desenvolveu em uma escola municipal de educação básica, no ensino infantil I, a partir da identificação da ausência de aulas de Educação Física planejadas e orientadas para auxiliar o desenvolvimento psicomotor e socioemocional das crianças. Deste modo, o planejamento conjunto entre o professor regente e os estudantes de Licenciatura em Educação Física, foram elaborados e aplicados jogos educativos que articulavam conteúdos de ambas as áreas. Os jogos e brincadeiras propostos visavam desenvolver habilidades motoras, estimular a linguagem oral e escrita, promover a aprendizagem de forma significativa e prazerosa através da associação entre o conteúdo que estava sendo desenvolvido e a aula de educação física. A confecção dos jogos educativos, a partir de recursos reciclados, buscou garantir a acessibilidade e a sustentabilidade da proposta. Os resultados indicaram que a integração da Educação Física e do Letramento por meio de jogos e brincadeiras contribuiu para uma aprendizagem mais ativa e engajada dos alunos, a valorização das aulas de Educação Física, além de favorecer a formação dos futuros professores e a realidade escolar aos quais estavam inseridos.
Palavras-chave: Educação Física. Letramento. Lúdico. Estágio Curricular Supervisionado.
This study investigated the potential of playfulness as a tool to integrate the fields of Physical Education and Literacy in Early Childhood Education. It was a report of experience developed at a municipal basic education school in early childhood education (preschool), arised from the identification of a lack of planned and guided Physical Education classes aimed at supporting the psychomotor and socio-emotional development of children. In this sense, joint planning between the lead teacher and students from the Physical Education degree program led to the creation and implementation of educational games that connected content from both areas. The proposed games and activities aimed to develop motor skills, stimulate oral and written language, and promote meaningful and enjoyable learning through the association of the content being developed and the Physical Education class. The creation of educational games using recycled materials sought to ensure accessibility and sustainability of the proposal. The results indicated that the integration of Physical Education and Literacy through games and activities contributed to a more active and engaged learning experience for students, increased the value of Physical Education classes, and favored the professional formation of future teachers and the school environment they are inserted in.
Keywords: Physical Education. Literacy. Playfulness. Supervised Curricular Internship.
Amanda Sttefany Andrade Carneiro, Grassyara Pinho Tolentino, Daniel Valério Martins, Pedro Henrique Silvestre Nogueira, Natalia Macedo Nunes.