DIVERSIFICANDO - JOGOS E BRINCADEIRAS: PROJETO RECREIO ESCOLAR PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DAS CRIANÇAS
Andreina Alves Duarte Melo, Grassyara Pinho Tolentino, Amanda Sttefany Andrade Carneiro, Laura Mendes de Araújo, Natália Macedo Nunes.
Os benefícios de atividades lúdicas planejadas no comportamento, na motivação e no engajamento das crianças, evidenciam o impacto de uma abordagem educativa no contexto do recreio escolar. Este artigo analisa as motivações que impulsionaram a elaboração do projeto, com foco nas necessidades identificadas no ambiente escolar e nos benefícios esperados para o desenvolvimento integral das crianças. Ao projeto Diversificando - Jogos e Brincadeiras foi desenvolvido para aprimorar o recreio escolar, criando um ambiente educativo voltado ao desenvolvimento integral das crianças. Elaborado por acadêmicos do curso de Educação Física, que desenvolviam o estágio curricular supervisionado em uma escola localizada no município de Pires do Rio/GO. Como resposta à falta de um espaço adequado, o projeto priorizou a segurança e a organização do recreio, implementando atividades que equilibram necessidades cognitivas, físicas e emocionais. Por meio de observações e reuniões colaborativas entre direção e estagiários, foram estruturadas quatro estações de brincadeiras simultâneas, permitindo que as crianças escolhessem atividades de sua preferência, incentivando a autonomia e respeitando suas individualidades. Cada estação promoveu competências essenciais, como cooperação, resolução de problemas e comunicação, contribuindo diretamente para o desenvolvimento motor e social. Esse modelo organizacional e pedagógico fortaleceu o recreio como um momento de aprendizado e socialização, proporcionando um ambiente mais acolhedor e inclusivo.
Palavras-chave: Jogos. Brincadeiras. Lúdico. Recreio. Estágio Curricular Supervisionado.
The benefits of planned playful activities on children's behavior, motivation, and engagement highlight the impact of an educational approach in the context of school recess. This article analyzes the motivations that drove the development of the project, focusing on the needs identified in the school environment and the expected benefits for children's integral development. The "Diversifying - Games and Play" project was developed to enhance school recess, creating an educational environment focused on children's integral development. Developed by Physical Education students, who were carrying out supervised curricular internships in a school located in the municipality of Pires do Rio/GO. In response to the lack of an adequate space, the project prioritized the safety and organization of playtime, implementing activities that balance cognitive, physical, and emotional needs. Through observations and collaborative meetings between the management and interns, four simultaneous play stations were structured, allowing children to choose activities of their preference, encouraging autonomy and respecting their individuality. Each station promoted essential competencies, such as cooperation, problem-solving, and communication, contributing directly to motor and social development. This organizational and pedagogical model strengthened recess as a moment of learning and socialization, providing a more welcoming and inclusive environment.
Keywords: Games. Play. Playtime. Supervised Curricular Internship.
Andreina Alves Duarte Melo, Grassyara Pinho Tolentino, Amanda Sttefany Andrade Carneiro, Laura Mendes de Araújo, Natália Macedo Nunes.