O DESINTERESSE DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PELAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Paulo Henrique Nunes Caixeta, Luiz Antonio Silva Campos.
Existem sérias críticas a respeito da Educação Física Escolar, visto que em muitos casos a sua prática parece “desleixada” e desorganizada. A partir da compreensão desses indícios sobre a Educação Física na escola, surgiram questionamentos que geraram problemas a serem investigados: qual é o interesse real dos alunos do Ensino Médio nas aulas de Educação Física? Diante disto, foi proposto um estudo teórico e pesquisa. Foram aplicados dois questionários nos anos de 2006, 2007 e 2008: um por amostragem, totalizando 360 alunos e outro aplicado aos professores da área, totalizando 10 respondidos junto a alunos e professores da Escola Estadual Professor Zama Maciel de Patos de Minas. Não foram identificadas causas ligadas aos seus relacionamentos interpessoais. Constatou-se pela tabulação e análise dos dados que o “desinteresse” dos alunos está ligado a uma prática sem precedência de organização e sistematização, impossibilitando ao aluno que visualize os benefícios decorrentes desta prática no seu rendimento escolar e na sua qualidade de vida. Outro ponto relevante é aquele que diz respeito às estruturas físicas disponibilizadas nas escolas, já que, em sua maioria, são precárias e impedem que alunos e professores explorem as diversas possibilidades que a prática pode oferecer. Portanto, deve-se rever a formulação dos objetivos propostos para a prática da disciplina.
Palavras chaves: Educação Física; Ensino Médio; Motivação.
Paulo Henrique Nunes Caixeta, Luiz Antonio Silva Campos.