PERSPECTIVA LÚDICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO TÊNIS PARA CRIANÇAS NA FAIXA ETÁRIA DE 4 A 6 ANOS
Janaína Fontes de Oliveira, Rossana Vincente Ramos.
A presente pesquisa trata de uma abordagem lúdica no processo e ensino-aprendizagem do tênis infantil. Este estudo foi realizado no Teresópolis Criança, nas dependências do Teresópolis Tênis Clube, na cidade de Porto Alegre, tendo como objetivo propor uma perspectiva lúdica no processo de ensino-aprendizagem do tênis para crianças com idade entre 4 e 6 anos. Além disso, pretendeu-se compreender a relação entre a abordagem lúdica e o ensino do tênis para crianças, descrever o método utilizado para desenvolver esta proposta e produzir material didático-pedagógico que contribua para o professor de Educação Física no trabalho com o tênis infantil. A investigação foi caracterizada como qualitativa, utilizando-se como abordagem metodológica o Estudo de Caso Observacional. As informações foram coletadas através da observação participante das aulas, fotografias e filmagens e entrevistas semiestruturadas com os pais dos alunos. A população foi composta por 14 alunos, na faixa etária de 4 a 6 anos, divididos em duas turmas. A análise das informações e a discussão dos resultados deram-se através da triangulação dos dados, realizando-se a elaboração das categorias de análise, a descrição, interpretação e a compreensão das informações. Entre as categorias analisadas e identificadas estão a Representação das aulas de tênis, o Comportamento manifestado nas aulas de tênis, o Uso simbólico dos objetos e a Representação simbólica do “Jogo do Tênis”. Uma das implicações desta investigação refere-se a necessidade do professor de Educação Física organizar e planejar suas aulas de maneira a criar condições para que cada criança se desenvolva, colocando ao alcance dos alunos recursos, técnicas, habilidades e instrumentos para que a criança possa ter uma aprendizagem significativa, indo de encontro com as suas necessidades, características e motivações. A partir da compreensão e interpretação das informações concluiu-se que desenvolver o tênis de forma lúdica e utilizar o “Jogo do Tênis” como instrumento didático-pedagógico é uma perspectiva valiosa no processo de ensino-aprendizagem do tênis para crianças.
Palavras chave: lúdico, tênis, processo de ensino-aprendizagem, desenvolvimento infantil, jogo.
Janaína Fontes de Oliveira, Rossana Vincente Ramos.