EXPECTATIVAS DE ALUNOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM RELAÇÃO AO ENVELHECIMENTO
Sabrina Fernandes, Adriana Coutinho de Azevedo Guimarães, Amanda Soares, Joseani Paulini Neves Simas, Zenite Machado.
O estudo descritivo diagnóstico teve como objetivo investigar as expectativas de alunos do curso de Educação Física do CEFID/UDESC em relação ao envelhecimento. Utilizou-se uma entrevista composta por questões destinadas à caracterização, envelhecimento pessoal e expectativas em relação ao profissional de Educação Física na área Gerontológica. A amostra por acessibilidade foi constituída por 259 acadêmicos, sendo 51% do sexo masculino e 49% do sexo feminino, com média de idade de 21+3,5 anos, do curso de Educação Física. Utilizou-se estatística descritiva e inferencial (teste qui-quadrado (c2)), para associação entre as variáveis (p≤0,05). Os resultados indicaram que os acadêmicos do curso de Educação Física são adultos jovens, do sexo masculino e que moram com os pais. O envelhecimento foi percebido de forma positiva, considerando-o como uma fase da vida. Os acadêmicos se imaginam idosos, tendo uma vida social ativa, em família, praticando exercícios físicos e mantendo-se saudáveis. Associações estatisticamente significativas foram encontradas entre o termo Gerontologia e as fases do curso, onde os acadêmicos do núcleo comum parecem estar satisfeitos com a abordagem nas disciplinas. Em contrapartida, os acadêmicos de licenciatura e bacharelado explicitaram que as disciplinas oferecidas no currículo contemplam superficialmente a área Gerontológica. Conclui-se que as expectativas são positivas em relação à velhice pessoal e sugerem para o curso de Educação Física, que seja oferecida uma disciplina específica na área Gerontológica.
Palavras chave: Envelhecimento, atividade física, gerontologia.
Sabrina Fernandes, Adriana Coutinho de Azevedo Guimarães, Amanda Soares, Joseani Paulini Neves Simas, Zenite Machado.