AVALIAÇÃO NEUROPSICOMOTORA DE CRIANÇAS DE 5 A 7 ANOS INSERIDAS EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DA CIDADE DE MURIAÉ - MG
Lucas Eduardo de Oliveira Gomes, Jussara Aparecida Alves Campos, Cristiano Andrade Quintão Coelho Rocha, Guilherme Tucher, Jairo Antônio Paixão.
O estudo avaliou a eficácia da atenção fisioterapêutica (fatores neuropsicomotores) em instituições públicas de educação infantil e ensino fundamental, de alunos participantes do projeto FAMINAS SORRISO. A partir de análise experimental comparada, na qual se empregou a BPM (Bateria Psicomotora) desenvolvida por Fonseca (1995), foi possível afirmar que as intervenções fisioterapeuticas e psicomotoras propostas dentro do âmbito escolar se fazem de forma efetiva, e demonstra que a visão clínica pode, além da detecção de distúrbios, auxiliar nas propostas de estratégias metodológicas a serem utilizadas, melhorando a aquisição das habilidades motoras, assim como interferindo positivamente no processo educacional através dessa contribuição nos padrões neuropsicomotores.
Palavras chaves: Avaliação Neuropsicomotora, Fisioterapia, desenvolvimento infantil.
Lucas Eduardo de Oliveira Gomes, Jussara Aparecida Alves Campos, Cristiano Andrade Quintão Coelho Rocha, Guilherme Tucher, Jairo Antônio Paixão.