BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

A INFLUÊNCIA DOS SABERES DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E DOS SABERES DA PRÁTICA NO FAZER PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Tamara Suellen Dudeck, Evando Carlos Moreira.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo identificar a influência e o papel dos saberes obtidos na formação profissional em Educação Física e os saberes obtidos na prática cotidiana das aulas de Educação Física Escolar durante a vivência como alunos da Educação Básica, o que denominamos saberes da prática na atuação do professor de Educação Física. Foi realizado um levantamento bibliográfico referente ao percurso histórico da formação profissional em Educação Física que serviu de base para a análise dos dados. De caráter descritivo com abordagem qualitativa, a pesquisa teve como instrumento de coleta de dados um questionário com 6 perguntas semiabertas que foi aplicado a 85 professores de Educação Física da Rede Pública Municipal de Cuiabá. Observamos que a maior parte dos professores considera importante as experiências vivenciadas no processo de formação no curso de graduação para sua atuação profissional. Contudo, destacam que as experiências vivenciadas enquanto alunos da Educação Básica, os saberes da prática, também têm influência sobre sua prática docente, bem como a existência de relação entre ambas, o que mostra o quanto é importante uma formação de qualidade durante a formação superior, mas também uma prática de Educação Física Escolar realizada de maneira que os alunos se apropriem de conhecimentos e saberes para vida futura.

Palavras-chave: Formação de professores, saberes da prática, saberes da formação profissional.

Abstract
Palavras Chave

Tamara Suellen Dudeck, Evando Carlos Moreira.

Pesquisar artigos

Publicações