INCLUSÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA CIDADE DE MARINGÁ-PR
Angela Maria Ruffo, Alexandre Rocco dos Santos
Esta pesquisa de caráter descritivo buscou através da aplicação de um questionário analisar o preparo dos professores de Educação Física, nos estabelecimentos de ensino regular da rede municipal da cidade de Maringá-PR, no que se refere à inclusão de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais. O questionário composto por 10 questões foi aplicado em cinco professores de Educação Física e constatou que 4 (80%) professores tiveram sua formação em faculdades públicas, 4 (80%) estão atuando a mais de 5 anos na área, sendo que 1 (20%) atua a mais de 10 anos. Todos os professores questionados (100%) declararam ter conhecimentos sobre Educação Especial e/ou Educação Física adaptada, sendo o conhecimento obtido na graduação, em cursos de extensão e em especialização. Quando questionados sobre a existência de alunos deficientes em suas aulas, apenas 2 (40%) professores disseram possuir alunos inclusos em suas turmas, justamente os que possuem especialização na área. Em relação aos requisitos necessários para incluir PNEE nas aulas, 5 (100%) dos avaliados responderam a necessidade de ter conhecimento específico. Quando questionados se as aulas de Educação Física auxiliam as PNEE no processo de inclusão na comunidade escolar e até mesmo na sociedade, 2 (40%) dos questionados disseram que sim e 3 (60%) mencionaram que não. Portanto, conclui-se com esta investigação que os professores não estão totalmente preparados para atenderem essa clientela, as próprias escolas precisam de melhor infraestrutura, materiais didáticos, físicos e melhores condições de trabalho para os professores.
Palavras-chave: Inclusão, Educação Física.
Angela Maria Ruffo, Alexandre Rocco dos Santos