ANÁLISE DA MOTIVAÇÃO EM ATLETAS DA SELEÇÃO BRASILEIRA NOS JOGOS MUNDIAIS ESCOLARES
Éricka Fonseca Sales, Kender Richard Moreira de Souza, Izabela Assunção Ramos, Franco Noce, Alessandra Garcia.
O presente estudo objetivou avaliar a motivação em atletas da seleção brasileira nos jogos mundiais escolares (Gymnasiade). E assim, identificar os níveis motivacionais auxiliando os treinadores para que estes obtenham maiores conhecimentos sobre os aspectos motivacionais de seus atletas e dos processos de auto-motivação que poderão produzir melhores resultados. Os participantes desta pesquisa foram 27 atletas (67% Masculino e 33% Feminino), com média de idade de 15,04 ± 1,29 anos, com tempo médio de experiência em competição de 8,70 ± 3,22 anos. Foi utilizado um questionário e um instrumento intitulado “Sport Motivation Scale (SMS)”, elaborado por Pelletier et al. 1995. Os dados foram coletados no hotel onde a seleção estava concentrada. Para tratamento dos dados foi utilizada uma estatística descritiva (distribuição de frequência, média e desvio padrão) e o Wilcoxon Test. Os resultados indicam que os fatores motivacionais intrínsecos foram mais significativos que os extrínsecos e que a desmotivação. Conclui-se que além do treinamento físico, tático e técnico, o trabalho psicológico deve fazer parte da rotina dos treinadores e atletas, tornando possível um maior proveito das habilidades, alcançando resultados favoráveis.
Palavras-chave: Motivação, gymnasiade, esporte escolar.
Éricka Fonseca Sales, Kender Richard Moreira de Souza, Izabela Assunção Ramos, Franco Noce, Alessandra Garcia.