PSICOMOTRICIDADE E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: EM DISCUSSÃO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ACERCA DE TAIS PRÁTICAS
Soraya Carvalho, Michely Sena, Shirléia dos Santos Peixoto, Ana Paula de Souza Silva, José Jairo Vieira
O presente trabalho apresenta a importância da psicomotricidade estar presente no dia a dia dos alunos das séries iniciais, como prevenção de dificuldades de aprendizagem e facilitadora do processo de ensino, servindo como auxilio indispensável ao professor deste segmento do ensino fundamental. Nosso objetivo principal é refletir sobre o valor que o professor dá a psicomotricidade e aos benefícios de seus fundamentos nos aspectos inclusivos concernentes a todos os alunos no processo de ensino-aprendizagem. Para isso buscamos entender a formação desses docentes e como compreendem psicomotricidade? Acreditamos que a partir destas questões poderemos, mesmo que parcialmente, conhecer as possibilidades de aplicação da psicomotricidade no dia a dia destes docentes. Assim, apresentaremos alguns dados levantados numa pesquisa referentes às concepções dos docentes a respeito da temática.
Palavras-chave: Política educacional; corpo e educação; psicomotricidade.
Soraya Carvalho, Michely Sena, Shirléia dos Santos Peixoto, Ana Paula de Souza Silva, José Jairo Vieira