Voleibol se aprende na escola

Autor: Afonso Antonio Machado

ISBN: 978-85-8334-055-3

Será que chegaremos ao dia em que o material didático, tal como encontramos nas livrarias e bibliotecas, será utilizado por professores, técnicos, treinadores, auxiliares e alunos, atletas, aprendizes e jogadores de alto nível? Este foi nosso propósito ao iniciarmos a escrita deste volume, que não se presta a ser mais um dentre centenas, mas um olhar para o voleibol, entendendo que esta modalidade é um “esporte de situação”, em que tudo o que acontece na sua prática responde a este princípio.

Desta maneira, as trocas de direção, as velocidades, os deslocamentos, as disposições em quadra respondem às leis dos esportes de situação e atendem ao desenvolvimento humano com uma natureza inquestionável que se verifica na sedimentação do aprendizado. Nossa ideia, com este livro, é apontar para espaços em construção: conduzir a proposta de ensino e de aprendizagem, de tal maneira que contemple a cada uma das necessidades individuais ­- ou coletivas - sem se detalhar muito nas discussões teóricas e complexas.

Acreditamos que a complexidade do processo ensino-aprendizagem e a complexidade da própria modalidade já sejam suficientes para afastar muitos interessados no voleibol de sua prática prazerosa. Cada um dos fundamentos, do toque de bola à cortada, da manchete ao bloqueio, em suas dificuldades básicas, é tratado de modo a levar à sua adequação e a atrair mais adeptos.

Partimos de princípios norteadores que conduzam seus adeptos a atingirem um nível de excelência, na prática, informando questões básicas e propondo exercícios fundamentais, porém adequados a quem inicia a modalidade. Jogar voleibol é um devaneio, mas ensiná-lo é um exercício de sabedoria. Boa leitura.

R$ 28,90