Capoeira e escola: significados da participação

Marcelo Rocha Radicchi

ISBN: 978-65-88054-03-1

Com muita satisfação entregamos esta versão do livro para reedição, em formato digital, trazendo algumas atualizações em termos de legislação e documentos oficiais, bem como pequenas correções teóricas, revendo o papel da instituição escolar em suas possibilidades educativas.

Em nosso atual mundo globalizado, consideramos que o constante fluxo de informação que pode nos beneficiar e que possibilita, por exemplo, o acesso mais ampliado a este material na forma de livro digital, pode também nos prejudicar quando multiplica os canais para expressão descontrolada da intolerância e das informações intencionais e premeditadamente falsas (com objetivos políticos mais ou menos claros, na luta pelo poder). É neste cenário atual que continuo vislumbrando a capoeira como cultura de resistência frente à cultura de massa (e massificadora), quando ocorre por meio de movimentos que valorizam, resgatam e reatualizam sua história e raiz afro-brasileira, seus movimentos de luta (e adaptação), valores, ética e visões próprias de mundo. Neste “caos” informacional atual, a capoeira pode ser ainda considerada um “porto seguro” de humanidade, criatividade e diálogo corporal imensurável entre as diversas culturas e sociedades que compõem a nossa humanidade. 

Continuamos também defensores dos imensos potenciais educativos da capoeira na escola, agora sob a orientação da (controversa) Base Nacional Comum Curricular (BNCC), publicada em meados dos anos de 2017 para 2018. A BNCC propõe uma educação na escola baseada em competências, eixos centrais, unidades temáticas, ideias que rompem as fronteiras do que conhecíamos estritamente como “disciplinas” isoladas (Educação Física, Geografia, Matemática etc.), que agora devem dialogar, dando respostas sistêmicamente integradas frente ao mundo complexo (daí o interesse nas “habilidades”, superando o dito conteudismo). 

Neste sentido, considerando os direcionamentos da BNCC para a educação infantil, as possibilidades pedagógicas da capoeira são enormes para esta etapa, seja pelo trabalho pedagógico com o ritmo, sua música, história, brincadeiras que são muito bem colocadas em prática por diversos professores que atuam nesta etapa e por meio da capoeira trabalham com as crianças valores como a convivência, a brincadeira, a expressão, o autoconhecimento dentre outros direitos de aprendizagem propostos pela BNCC em seu campos de experiência.

Na etapa do ensino fundamental, a capoeira pode trabalhar diferentes competências gerais ou mesmo da área de linguagens, em especial as experiências de conhecimento da cultura, expressão da linguagem corporal, musical, estética, dentre outras. Mais especificamente no componente curricular da Educação Física (mas não somente restrito a este), consideramos as possibilidades em se desenvolver diferentes habilidade pela capoeira nas unidades temáticas de dança, luta, jogo e mesmo da ginástica, em diálogo com a cultura popular, vinculando a seu contexto regional (próprio, local) e sua raiz afro-brasileira. Para a etapa do ensino médio, as possibilidades de desenvolvimento de competências gerais ou mesmo da área de conhecimento das linguagens e suas tecnologias são enormes, sendo a interdisciplinaridade um direcionamento bastante significativo nesta etapa da educação básica, conforme a BNCC. Podemos ainda vislumbrar a possibilidade de inserção da capoeira não somente na carga horária curricular prevista pela BNCC, mas também em itinerários formativos nas escolas de ensino médio que desejem dialogar de maneira interdisciplinar com a vocação da escola (e da comunidade escolar) para as artes, para a expressão corporal, ou na valorização da matriz afro-brasileira, por exemplo.

Passados quase 10 anos da publicação da 1ª edição deste livro (ano de 2013), continuamos cientes da imensa força, criatividade e originalidade da cultura capoeirana, que coloca para a escola pública brasileira de qualidade, a necessidade da valorização pedagógica desta cultura e sua inclusão nos currículos escolares, sempre de maneira reatualizada e em diálogo crítico e construtivo com as instâncias geradoras e atualizadoras dessa cultura, ou seja, a sua base popular. Espero que gostem da leitura!

R$ 27,90