Ricardo Luís Fernandes Guerra, Carla Bertuol, Eliana Rodrigues, Jaime Rodrigues, Marcia Eckert Miranda, Maria Liduína de Oliveira e Silva, Raquel Santos Marques de Carvalho
ISBN: 978-65-88054-10-9
O Programa de Educação Tutorial (PET), vinculado ao Ministério de Educação (MEC) destaca-se, dentre outros programas desenvolvidos nas Instituições de Ensino Superior (IES), por possibilitar de forma criativa e integrada o desenvolvimento de atividades de pesquisa, ensino e extensão. Os grupos PET, sejam vinculados a cursos específicos ou interdisciplinares, congregam alunos que, sob a tutoria de um docente, vivenciam a Universidade através da construção coletiva do conhecimento, da intensa relação com a sociedade e do compromisso com o ensino. A Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) possui seis grupos: o PET Ciências Biológicas (Campus Diadema), o PET História (Campus Guarulhos), o PET Educação Física, PET Saúde da Criança e PET Educação Popular (Campus Baixada Santista) e o PET Tecnologias em Saúde (Campus São Paulo). Se a proposta do PET já é inovadora, a pandemia de Covid-19 em 2020 impôs aos grupos da UNIFESP novas estratégias e trouxe novas questões. O primeiro desafio foi adaptar as atividades previamente planejadas à realidade marcada pelo distanciamento social, com a superação de obstáculos de diferentes ordens e a apropriação de novas linguagens e tecnologias. A transposição das reuniões e atividades dos grupos para o mundo virtual descortinou possibilidades ainda não exploradas, permitindo a ampliação de interlocutores e a incorporação de novas estratégias de pesquisa e de difusão do conhecimento. O segundo desafio foi incorporar a própria pandemia como objeto. Ao longo do ano de 2020, cada grupo desenvolveu pesquisas e reflexões sobre diferentes aspectos da pandemia por Covid-19, os quais foram apresentados e debatidos com os demais grupos em encontros virtuais, o IntraPET/UNIFESP. Foram analisados aspectos distintos da doença, da pandemia e seus impactos conforme a área de conhecimento de cada grupo: as pandemias do passado e as informações falsas, os impactos da pandemia sobre o corpo, sobre a saúde da população e da criança e sobre a educação popular, as implicações do desmatamento sobre a saúde pública e os povos tradicionais e os modelos epidemiológicos utilizados para mensurar e projetar a trajetória do vírus. O presente livro traz a contribuição dos alunos de graduação que integram os grupos PET da UNIFESP para a difusão de conhecimentos sobre o corona vírus, a covid-19 e os impactos da pandemia. Se no ano de 2020, a ciência e História foram muitas vezes questionadas e se o negacionismo ganhou destaque com consequências nocivas para a sociedade, este livro é um manifesto e uma contribuição para a resistência na defesa da Universidade.
Marcia Eckert Miranda
Presidente da Comissão Local de Acompanhamento e Avaliação – PET/UNIFESP
R$ 0,00