Afonso Antonio Machado
ISBN: 9788583340546
Depois de muito
pensar e procurar, entendi que era chegada a hora de apresentar algo novo,
diferente, arrojado e desafiador na Psicologia do Esporte. Há muito tempo se
ter lido e encontrado bons livros didáticos ou de consultas, que tratam das
questões básicas de Psicologia do Esporte, quais sejam: os atletas, os
treinadores, a torcida, as famílias, os árbitros, as relações interpessoais, a
motivação e a liderança, a ansiedade e a agressão esportivas, o medo e a
vergonha, o estresse e o abandono.
A variedade de textos ficava por conta da
literatura de base e da maneira como se encara cada modalidade e a temporada em
que cada equipe descrita se encontrava. Mas minha curiosidade e atenção estavam
focadas em outros campos, em outros detalhes.
Com a consciência da temporalidade e do espaço que
ocupo, neste século XXI, diante da coordenação de um excelente programa de
pós-graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (no campus de Rio Claro,
Unesp) e na dianteira de um dos grupos de pesquisas mais agressivos da área
(Lepespe - Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte)
arrisquei em focar num aspecto que tumultua o homem (em especial os atletas) da
pós-modernidade: as novas mídias.
Afinal, do que estou falando? Bem, se uma torcida
ou um dirigente ou uma crise familiar é suficiente para criar uma crise
emocional em nossos atletas, como pode a Psicologia do Esporte negligenciar a
imersão de nossos jovens atletas (dos mais inexperientes ao de mais alto
rendimento) no mundo virtual? Que mundo será este? E como este mundo coexiste
junto aos treinamentos, competições, compromissos esportivos?
Inova, ainda, ao apresentar formas de pesquisar,
neste mundo virtual, com a seriedade que cabe ao investigador responsável e
cônscio de seu dever de propagar a ciência e avançar para terrenos inusitados,
com procedimentos igualmente inovadores.
Está aí, algo que faltava à Psicologia do Esporte,
no Brasil, mas que já é um fato em países como Itália, Israel, França,
Portugal, Bélgica e Alemanha. Um avanço ao que, de mais novo, existe no
academicismo, sem se desvincular do tradicional.
R$ 51,90