Aspectos pedagógicos do ensino da natação: da criança ao idoso

Autores: Ivan Wallan Tertuliano e Antônio Carlos Mansoldo

ISBN: 978-85-8334-049-2

Escrever sobre o Nadar em tempos atuais necessita de um cuidado todo especial, pois o “ser” criança mudou. As crianças mudaram em todos os aspectos: físico, cognitivo, social e psicológico. Com a chegada e massificação da tecnologia, as mesmas estão cada vez mais introspectivas e presas em seus “calabouços” tecnológicos. No jargão atual as crianças estão cada vez mais presas na telinha dos seus computadores, tabletes e celulares, esquecendo do mundo lá fora, só mudam o tamanho da tela quando o assunto é estar conectado.

Esse novo modo de interagir da criança o leva a novas competências motoras, mas, também, a perda de outras competências motoras. Especificamente a natação, vivemos em um período em que as crianças são mais expostas ao ambiente aquático, pois temos mais academias de natação. No entanto, nos deparamos com as crianças apresentando-se, cada vez mais, com menos qualidade motora no ambiente aquático. Parece-nos que o ambiente não está contribuindo com o aprendizado, ou não é utilizado de forma adequada, com o intuito de promover aprendizagem das habilidades aquáticas.

R$ 30,90