Autor: Walter Roberto Correia
ISBN: 978-65-88054-05-5
Muito
se tem comentado, na mídia e nos meios educacionais, sobre a crise dos
adolescentes nos tempos atuais. O envolvimento com drogas, o consumismo, a
busca incessante de divertimento e a consequente alienação aos problemas
econômicos e sociais, o desafeto pelo saber e pela atividade intelectual têm se
constituído nas principais queixas de pais e educadores. É evidente que o fim
das utopias e a crise de valores éticos da sociedade atual contribuem para esta
dinâmica social nos adolescentes.
Faço
parte de um grupo de educadores que tem a convicção de que a escola não
consegue produzir sozinha a igualdade, a inclusão e a justiça quando a
sociedade é desigual, excludente e injusta. A escola é apenas um dos espaços de
socialização e produção de cultura e, como tal, põe em debate no seu interior o
que está sendo produzido no conjunto da sociedade.
Todavia,
sabemos o papel fundamental que a educação escolarizada pode desempenhar na
vida destes adolescentes e, por que não, do próprio país. Neste sentido, é
importante destacar o grande desafio da escola, que é o de se articular ao
contexto sócio histórico (econômico, político, cultural e científico, entre
outros) da sociedade a qual está inserida. Este desafio se torna extremamente
complexo na medida em que este contexto se renova, exigindo novas direções e
propósitos educacionais. Esta formação irá impactar, nos adolescentes, as
formas de ser, de pensar e conviver em sociedade.
Por
isso, livros como este que tenho a honra de prefaciar são muito importantes
para a educação escolar brasileira. O professor Walter Roberto Correia é um
educador que compactua com esta perspectiva.
Em
seu texto “Educação Física no Ensino Médio - questões impertinentes”, como o
próprio título já antevê, aborda este ciclo de escolarização que tem sido
apontado, por professores e educadores, como um dos ciclos mais desafiadores.
Ao
analisar o sentido e significado da educação física no ensino médio mediante a
relevância social dos seus saberes escolares e articulá-los às dimensões da
cultura e da sociedade que se deseja mais justa e democrática, o faz marcando
uma posição de educador e cidadão.
Além
disso, como todo processo educacional necessita considerar e articular os
avanços teóricos e metodológicos educacionais com o âmbito expresso nas
políticas públicas e legislação nacional, o autor nos brinda com uma excelente
abordagem e discussão que circunscrevem estes temas. Como se não bastasse, o
autor finaliza seu texto com subsídios teóricos e metodológicos de ensino para
a elaboração de uma intervenção educacional a partir do planejamento
participativo, agregando sua experiência como docente do ensino médio ao seu
percurso de investigação acadêmica na área da educação física escolar.
Portanto,
recomendo a leitura deste interessante texto e a apreciação do seu rigor
acadêmico. Convido a todos, a desfrutar da companhia do Walter e a se instigar
com suas questões impertinentes.
Osvaldo
Luiz Ferraz
Universidade
de São Paulo, Escola de Educação Física e Esporte, Departamento de Pedagogia do
Movimento do corpo Humano.
R$ 32,90