Educação Física no ensino médio: questões impertinentes

Autor: Walter Roberto Correia

ISBN: 978-65-88054-05-5

Muito se tem comentado, na mídia e nos meios educacionais, sobre a crise dos adolescentes nos tempos atuais. O envolvimento com drogas, o consumismo, a busca incessante de divertimento e a consequente alienação aos problemas econômicos e sociais, o desafeto pelo saber e pela atividade intelectual têm se constituído nas principais queixas de pais e educadores. É evidente que o fim das utopias e a crise de valores éticos da sociedade atual contribuem para esta dinâmica social nos adolescentes.

Faço parte de um grupo de educadores que tem a convicção de que a escola não consegue produzir sozinha a igualdade, a inclusão e a justiça quando a sociedade é desigual, excludente e injusta. A escola é apenas um dos espaços de socialização e produção de cultura e, como tal, põe em debate no seu interior o que está sendo produzido no conjunto da sociedade.

Todavia, sabemos o papel fundamental que a educação escolarizada pode desempenhar na vida destes adolescentes e, por que não, do próprio país. Neste sentido, é importante destacar o grande desafio da escola, que é o de se articular ao contexto sócio histórico (econômico, político, cultural e científico, entre outros) da sociedade a qual está inserida. Este desafio se torna extremamente complexo na medida em que este contexto se renova, exigindo novas direções e propósitos educacionais. Esta formação irá impactar, nos adolescentes, as formas de ser, de pensar e conviver em sociedade.

Por isso, livros como este que tenho a honra de prefaciar são muito importantes para a educação escolar brasileira. O professor Walter Roberto Correia é um educador que compactua com esta perspectiva.

Em seu texto “Educação Física no Ensino Médio - questões impertinentes”, como o próprio título já antevê, aborda este ciclo de escolarização que tem sido apontado, por professores e educadores, como um dos ciclos mais desafiadores.

Ao analisar o sentido e significado da educação física no ensino médio mediante a relevância social dos seus saberes escolares e articulá-los às dimensões da cultura e da sociedade que se deseja mais justa e democrática, o faz marcando uma posição de educador e cidadão.

Além disso, como todo processo educacional necessita considerar e articular os avanços teóricos e metodológicos educacionais com o âmbito expresso nas políticas públicas e legislação nacional, o autor nos brinda com uma excelente abordagem e discussão que circunscrevem estes temas. Como se não bastasse, o autor finaliza seu texto com subsídios teóricos e metodológicos de ensino para a elaboração de uma intervenção educacional a partir do planejamento participativo, agregando sua experiência como docente do ensino médio ao seu percurso de investigação acadêmica na área da educação física escolar.

Portanto, recomendo a leitura deste interessante texto e a apreciação do seu rigor acadêmico. Convido a todos, a desfrutar da companhia do Walter e a se instigar com suas questões impertinentes.

Osvaldo Luiz Ferraz

Universidade de São Paulo, Escola de Educação Física e Esporte, Departamento de Pedagogia do Movimento do corpo Humano.

R$ 32,90