DA FORMAÇÃO ACADÊMICA À ATUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA: A PREPARAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O CONTEXTO INCLUSIVO ESCOLAR
Rubens Venditti Júnior, Jenefer Santos Silva, Priscila Vieira da Silva, Vallessa Kalyne Araújo Alencar
O presente estudo analisa o conhecimento do professor de Educação Física (EF) em relação à inclusão de pessoas com deficiência em suas aulas de EF escolar. Para isto, foram coletados dados por meio de um questionário do tipo semi estruturado, aplicado a 23 professores de EF Escolar. As principais dificuldades indicadas para a realização da inclusão referiram-se basicamente à falta de conhecimento aplicado. Como sugestões se destacaram: necessidade de orientação por equipe multidisciplinar; formação continuada; melhorias na infraestrutura e recursos pedagógicos adequados. Experiências prévias junto a alunos com deficiências também foram muito destacadas. Os dados permitiram identificar vários aspectos necessários à efetivação da proposta inclusiva para a EF escolar e a necessidade de preparação do profissional de EF para atender estas demandas.
Palavras-chave: Educação inclusiva. Educação Física. Formação profissional. Pessoas com deficiência.
Rubens Venditti Júnior, Jenefer Santos Silva, Priscila Vieira da Silva, Vallessa Kalyne Araújo Alencar