PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM RELAÇÃO ÀS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Adrielle Gomes Cardoso, Paulo Ricardo Martins Nunez
A Educação Física escolar no ensino médio vem sendo aplicada de forma a despertar o interesse dos pesquisadores da área, pois o que se nota é uma grande evasão dos alunos nesta etapa de ensino. Desta forma o objetivo deste trabalho foi investigar a percepção dos alunos do ensino médio quanto à motivação para participar das aulas de Educação Física nas escolas públicas estaduais de Barra do Garças/MT. Para esta análise foi utilizado o método quantitativo, transversal, descritivo tendo como instrumento para a coleta de dados um questionário fechado, contendo quatorze questões objetivas que foram aplicadas a uma amostra total de 316 alunos de ambos os sexos com idade entre 16 e 18 anos de três escolas. Os resultados obtidos confirmam que 88,3% dos alunos gostam das aulas de Educação Física. Reconhecem a sua importância como componente curricular, visto que 42,1% dos alunos afirmam que a saúde é um dos benefícios das aulas de Educação Física, assim como a descontração o bem estar que aparecem em segundo e terceiro lugar respectivamente. Através desta pesquisa detectou-se que a preguiça com 28,2% e a falta de habilidade com 20,2% compreendem os principais motivos da evasão das aulas. Notou-se também a insatisfação dos alunos quanto as modalidades esportivas apresentadas em aula. Detectou-se falha quanta a infraestrutura oferecida para a realização das aulas, pois, 27,2% dos alunos reclamam do local e fica evidente que pode ser mais um agravante para a desmotivação dos alunos quanto à participação nas aulas. Diante do que foi constatado nesta pesquisa é possível fazer uma reflexão sobres os pontos que satisfazem e os que desmotivam os alunos nas aulas. Esses dados se tornam importantes, pois, se trabalhados de forma positiva, pode contribuir para o sucesso da Educação Física escolar, pois, através de estudos como esse é possível gerar uma maior adesão e consequente satisfação durante as aulas de Educação Física no ensino médio.
Palavras-chave: Educação Física Escolar. Percepção. Ensino médio.
Adrielle Gomes Cardoso, Paulo Ricardo Martins Nunez