AS ATITUDES DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PERANTE O PROCESSO DE INCLUSÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA, VISUAL, AUDITIVA E INTELECTUAL NA ESCOLA REGULAR
Juliano Conceição Ferreira, Deyliane Aparecida de Almeida Pereira
O estudo teve como objetivo investigar as atitudes dos professores de Educação Física e os fatores que influenciam nelas diante da inclusão dos alunos com deficiência física, visual, auditiva e intelectual na rede regular de ensino. Trata-se de um estudo quantitativo exploratório, em que o instrumento de coleta foi o PEATID III. Contou-se com a participação de 11 professores de Educação Física do ensino fundamental da rede regular de ensino, com idades entre 27 e 54 anos pertencentes a uma amostra distribuída pelas escolas municipais de Bertioga/SP. Pode-se verificar que a experiência no ensino de pessoas com a deficiência na aula de Educação Física aponta que mais da metade dos inquiridos já relatou positivamente algum tipo de experiência ao longo da sua prática como docente, bem como no quesito de competência para o ensino de pessoas com deficiência, 90,9% declararam que se sentem com alguma competência. A disciplina de Atividade Física Adaptada no currículo apresentou significância estatística, influenciando na atitude e no atendimento de pessoas com deficiência visual, mostrou (p=0,048) e intelectual (p=0,024), cujas diferenças são evidentes entre os docentes. Identificou-se que as atitudes dos professores são favoráveis ao processo inclusivo, assim como o contato com pessoas com deficiência pode influenciar positivamente em suas atitudes.
Palavras-chave: Educação Física. Deficiência. Atitudes. Inclusão.
Juliano Conceição Ferreira, Deyliane Aparecida de Almeida Pereira