BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

DIMENSÕES MOTIVACIONAIS DE ATLETAS CORREDORES DE LONGA DISTÂNCIA: UM ESTUDO DESCRITIVO-COMPARATIVO SEGUNDO O SEXO

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Marcos Alencar Abaide Balbinotti, Carlos Adelar Abaide Balbinotti, Marisa Gotze, Marcus Levi Lopes Barbosa, Alexandre Ortiz Ferreira.

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo descrever e comparar os índices médios obtidos a partir da avaliação de seis dimensões motivacionais: Controle de Estresse, Saúde, Sociabilidade, Competitividade, Estética e Prazer. Para tanto, uma amostra de 91 atletas corredores de longa distância, de ambos os sexos e com idades variando de 14 a 69 anos, respondeu o Inventário de Motivação à Prática Regular de Atividade Física (IMPRAF-126). Resultados indicam existir um padrão motivacional que parece ser típico destas atletas, independente do sexo em estudo: Prazer, Saúde e Controle de Estresse. Ainda, a única dimensão que apresentou diferença significativa (p < 0,05), conforme o sexo, foi a Estética. Uma das principais conclusões é que as mulheres mostram-se significativamente mais motivadas pela obtenção e/ou manutenção de um corpo atraente, deixando claro que possíveis ganhos secundários sejam por elas percebidos; quem sabe, melhores oportunidades em atividades sociais e em relações interpessoais decorrentes de um corpo em forma. Novos estudos devem explicar melhor essas diferenças.

Palavras chave: Atletas corredores de longa distância. Motivação. Sexo. Estudo comparativo.

Abstract
Palavras Chave

Marcos Alencar Abaide Balbinotti, Carlos Adelar Abaide Balbinotti, Marisa Gotze, Marcus Levi Lopes Barbosa, Alexandre Ortiz Ferreira.

Pesquisar artigos

Publicações