BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

ADOLESCENTES COMO ESPETÁCULO: ASPECTOS DA AUTOIMAGEM E DA VERGONHA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Laís Vitória Pinto Barros, Diogo Barbosa de Alburquerque, Betânia do Carmo Rodrigues Gomes, Gertrudes Nunes de Melo, Iraquitan de Oliveira Caminha.

Resumo

Ao olhar para o corpo com atribuições socioculturais, de forma a ser algo que habita e está de fato situado no mundo, pode-se ver a corporeidade falando através dele, compondo uma construção de sentidos à medida que o sujeito é tratado como inventor de uma forma de viver e constrói a partir das suas ideias suas subjetividades. Analisar a autoimagem e a vergonha dos adolescentes escolares nas aulas de Educação Física do ensino médio da cidade de João Pessoa/PB é o objetivo deste estudo. Tendo como processos metodológicos uma pesquisa de natureza qualitativa, com a tipologia de estudo descritivo, com corte temporal transversal e é fundamentada na abordagem de análise de conteúdo, como técnica de análise. O universo desta pesquisa será composto por escolares discentes do 1º ano ao 3º ano de Escola Antônia Rangel de Farias do município de João Pessoa/PB que frequentam aulas de Educação Física. Os sujeitos desta pesquisa serão 40 discentes do ensino médio, com idade entre 15 à 18 anos, de ambos os sexos. Os participantes demonstraram ser afetados pela autoimagem  negativamente e sentem vergonha de situações que ocorrem nas aulas de Educação Física. Dessa maneira, ao pensar que a disciplina de Educação Física oferece mais momentos de exposição, por trabalhar diretamente com o corpo é papel do professor atentar-se para possíveis situações de vergonha, pois podem ser doloroso para os adolescentes.

Palavras-chave: Autoimagem. Adolescentes. Vergonha. Educação Física.

Abstract

When looking at the body with sociocultural attributes, in order to be something that inhabits and is in fact located in the world, corporeality can be seen speaking through it, composing a construction of senses as the subject is treated as the inventor of a way of living and constructs their subjectivities based on their ideas. The purpose of this study is to analyze the self-image and shame of adolescent students in high school physical education classes in the city of João Pessoa/PB. Methodological processes are qualitative research, based on the type of descriptive study, with a cross-sectional temporal section and is based on the content analysis approach, as an analysis technique. The scope of this research will be composed of students from the 1st year to the 3rd year at the Antônia Rangel de Farias School in the city of João Pessoa/PB who attend Physical Education classes. The subjects of this research will be 40 high school students, aged 15 to 18 years, of both sexes. Participants showed that they were negatively affected by their self-image and are ashamed of situations that occur in Physical Education classes. Thus, considering that the discipline of Physical Education offers more moments of exposure, because it works directly with the body, it is the teacher's role to pay attention to possible embarrassing situations, as they may be painful for adolescents.

Keywords: Self Image. Adolescents. Shame. Physical Education.

Palavras Chave

Laís Vitória Pinto Barros, Diogo Barbosa de Alburquerque, Betânia do Carmo Rodrigues Gomes, Gertrudes Nunes de Melo, Iraquitan de Oliveira Caminha.

Pesquisar artigos

Publicações