AVALIAÇÃO DA LUDICIDADE PELO TRAÇO DE EXPRESSÃO DAS CRIANÇAS EM AULAS DE NATAÇÃO INFANTIL
Thiago Gularte Iatski, Natan Queiroz Braga, Gilmar Francisco Afonso, Karini Borges Dos Santos.
A infância compreende uma fase crucial para o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo. O processo de aprendizagem neste período ocorre, em grande parte, por brincadeiras em diferentes práticas, como a natação por exemplo. A proposta deste estudo foi avaliar a ludicidade no ambiente aquático segundo adaptação do questionário “Children’s Playfulness Scale”, que promove a avaliação lúdica pela observação dos traços de expressão do próprio aluno. A amostra compreendeu 32 crianças com idade de 3 a 7 anos. Análise descritiva de média e desvio padrão foram utilizadas. Os resultados foram expressos entre cinco categorias dispostas no instrumento de avaliação da ludicidade. No geral, os resultados foram considerados positivos, ou seja, na espontaneidade física as crianças demonstraram ser fisicamente ativas, o que pode reduzir o risco de desenvolver a obesidade, melhora da saúde cardiometabólica, entre outros benefícios. Na espontaneidade social identificou-se que elas estão desenvolvendo a comunicação e interação com os colegas em aula. A espontaneidade cognitiva possibilitou identificar que a imaginação está presente, sugerindo que as crianças praticantes de natação possuem boa espontaneidade cognitiva. A pontuação da manifestação de alegria apontou que manifestam contentamento em estar na água, fator importante para expressar diferentes emoções. Na última categoria, senso de humor, os dados indicaram que as brincadeiras de forma cooperativa, amigável e a presença de humor estão presentes nas crianças praticantes da natação infantil. Portanto, as experiências no ambiente aquático e o período de exploração de forma livre nas aulas de natação infantil devem ser incentivados.
Palavras-chave: Natação. Ludicidade. Infantil.
Childhood is a crucial phase for cognitive, social and affective development. The learning process during this period occurs through playing different practices, such as swimming for example. The purpose of this study was to evaluate playfulness in the aquatic environment, according to an adaptation of the “Children’s Playfulness Scale” questionnaire, which one, promotes playful assessment by observing the student's own expression traits. The sample comprised 32 children aged 3 to 7 years old. Descriptive analysis of mean and standard deviation were used. The results were expressed between five categories arranged in the ludic assessment instrument. Overall, the results were considered positive, that is, in physical spontaneity the children demonstrated to be physically active, which can reduce the risk of developing obesity, improve cardiometabolic health, among other benefits. In social spontaneity, it was identified that they are developing communication and interaction with colleagues in class. Cognitive spontaneity made it possible to identify that imagination is present, suggesting that children who swimmig have good cognitive spontaneity. The expression of joy score showed that they expressed contentment in being in the water, an important factor for expressing different emotions. In the last category, sense of humor, the data indicated that cooperative, friendly play and the presence of humor are present in children who practice children's swimming. Therefore, experiences in the aquatic environment and free-form exploration in children's swimming classes should be encouraged.
Thiago Gularte Iatski, Natan Queiroz Braga, Gilmar Francisco Afonso, Karini Borges Dos Santos.