BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

MENTE, CORPO E TELA: FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A INTEGRAÇÃO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Fernanda Jardim Maia, Afonso Antonio Machado, Kauan Galvão Morão, André Luis Aroni, Maria Antônia Ramos de Azevedo.

Resumo

A integração da tecnologia no cenário educacional transforma as práticas pedagógicas, exigindo novas competências. Este estudo analisa a literatura sobre formação continuada de professores, integração de tecnologias digitais e bem-estar emocional docente, buscando identificar estratégias para a ressignificação pedagógica. A metodologia consiste em uma revisão narrativa, combinando a tese de Maia (2025) com artigos da SciELO, Capes e UNESP. Além da revisão da literatura, realizou-se uma roda de conversa com 10 docentes da rede de ensino, a fim de aprofundar a compreensão sobre desafios, percepções e estratégias relacionadas ao uso das TDICs no cotidiano escolar. Os resultados revelam lacuna na orientação pedagógica para o uso efetivo das TDICs, vistas superficialmente como ferramentas acessórias, corroborando Maia (2025). A análise também evidencia distúrbios emocionais docentes devido ao aprendizado tecnológico e desafios específicos na Educação Física. Em conclusão, esta pesquisa contribui para o avanço do conhecimento na área, oferecendo insights para políticas e práticas que promovam educação engajadora e alinhada à era digital.

Palavras-chave: Tecnologia educacional. Formação docente continuada. Educação física. Bem-estar emocional.

Abstract

The integration of technology into the educational landscape transforms pedagogical practices and demands new competencies. This study analyzes the literature on teachers’ continuing education, the integration of digital technologies, and teachers’ emotional well-being, seeking to identify strategies for pedagogical reframing. The methodology consists of a narrative review, combining Maia’s thesis (2025) with articles from SciELO, Capes, and UNESP. In addition to the literature review, a discussion circle was conducted with 10 teachers from the school network in order to deepen the understanding of challenges, perceptions, and strategies related to the use of digital information and communication technologies (DICTs) in daily school practice. The results reveal a gap in pedagogical guidance for the effective use of DICTs, often viewed superficially as accessory tools, corroborating Maia (2025). The analysis also highlights teachers’ emotional disturbances arising from technological learning and specific challenges found in Physical Education. In conclusion, this research contributes to advancing knowledge in the field by offering insights for policies and practices that promote engaging education aligned with the digital era.

Keywords: Educational technology. Continuing teacher education. Physical Education. Emotional well-being.

Palavras Chave

Fernanda Jardim Maia, Afonso Antonio Machado, Kauan Galvão Morão, André Luis Aroni, Maria Antônia Ramos de Azevedo.

Pesquisar artigos

Publicações