A PARTE DIVERSIFICADA DO CURRÍCULO: AS EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS DO PROJETO CULTURA CORPORAL COMO CAMPO DE VIVÊNCIA SOCIAL
Luiz Eduardo Ribeiro, Ana Lúcia Sousa Pinto, João Renato Nunes, Roseane Soares de Almeida.
O presente trabalho decorreu de uma Pesquisa Integrada – ensino, pesquisa e extensão - que tomou como metodologia a pesquisa-ação, como objetivo analisar experiências pedagógicas desenvolvidas na Parte Diversificada do Currículo (PD), através do Projeto “Cultura Corporal como campo de vivência social”. Tomamos como referência de análise o trabalho socialmente útil como mediador da aprendizagem e vivência social dos alunos, a cultura corporal como objeto de ensino, desencadeando meios para o trato interdisciplinar dos fenômenos sócio-culturais. O projeto ocorreu durante dois anos letivos. Participaram do projeto 24 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental (antiga 8ª série), 04 estagiários de regência do Curso de Educação Física e a professora da Disciplina Educação Física e orientadora do Projeto. As ações foram organizadas a partir de temáticas da cultura corporal: a história e filosofia das lutas, as danças de nosso povo, as atividades acrobáticas, as trilhas de aventura, os esportes de aventura e as atividades aquáticas. Constatamos a partir da experiência vivida possibilidades de mudanças no currículo em geral e no trato do conhecimento da área da educação física. Identificamos que ao priorizamos a categoria trabalho como mediadora da ação pedagógica modificamos as relações didáticas tradicionais da prática pedagógica, e que o mesmo possibilita o trato interdisciplinar dos conteúdos e o redimensionamento do tempo e do espaço pedagógico, oportunizando a socialização e a reconceptualização dos conhecimentos acumulados historicamente e culturalmente, de forma sistematizada e qualificada.
Palavras-chave: cultura corporal, projeto pedagógico, formação.
Luiz Eduardo Ribeiro, Ana Lúcia Sousa Pinto, João Renato Nunes, Roseane Soares de Almeida.