A PRESENÇA DE ELEMENTOS GÍMNICOS NAS BRINCADEIRAS INFANTIS: INCURSÕES POR ROGER CAILLOIS
Juliana Pizani, Ieda Parra Barbosa-Rinaldi, Larissa Michelle Lara.
O estudo objetivou analisar o cotidiano do recreio escolar de crianças que estudam na rede pública de ensino de Maringá no tocante aos elementos gímnicos que desenvolvem e como esses se inserem na classificação dos jogos, proposta pelo francês Roger Caillois, buscando a compreensão de sua importância no contexto da educação física escolar. O estudo, de caráter descritivo, utilizou como técnica de coleta a observação sistemática e direta durante o recreio, com o emprego de fotos, filmagens e transcrição dos dados em fichas de observação, que permitiram a interpretação e categorização objetivada por meio da classificação dos jogos, pensada por Caillois (1986). Os resultados da investigação indicam a presença de elementos gímnicos no brincar das crianças durante o recreio e que, em sua maioria, foram classificados como ilinx (vertigem). Tal fato reflete a necessidade que as crianças têm em experimentar novas formas de movimentos, explorar-se corporalmente, enfrentar medos e superar limites, evidenciando, assim, a responsabilidade da educação física escolar em possibilitar a ampliação do universo dos saberes ginásticos, contribuindo com a formação dos alunos.
Palavras-chave: cotidiano escolar, ginástica, brincadeiras, educação física escolar.
Juliana Pizani, Ieda Parra Barbosa-Rinaldi, Larissa Michelle Lara.