ANÁLISE DAS ATIVIDADES DE RACIOCÍNIO LÓGICO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Mateus David Finco
Neste trabalho é apresentada uma análise das atividades de raciocínio lógico em aulas de Educação Física, ocorridas no Projeto Escola Aberta de Verão, envolvendo 14 alunos entre oito a dez anos de idade, de ambos os sexos, matriculados na Escola Municipal de Ensino Fundamental Zélia Rodrigues Furtado, no bairro Parque Oásis, município de Caxias do Sul. Os alunos envolvidos no projeto realizaram uma sondagem diagnóstica no primeiro dia de aula e no último dia de aula, onde foram aferidos os conhecimentos das operações de adição, subtração (envolvendo até dois algarismos) e multiplicação (dos algarismos de 1 a 10). Os resultados obtidos mostraram que os alunos apresentavam pouca compreensão das operações no teste inicial, no qual 93% dos alunos não superaram mais de 50% de acertos. Após o desenvolvimento do projeto com atividades de raciocínio lógico, no teste final, 71% dos alunos superaram 50% de acertos e somente 29% não ultrapassaram. Os resultados demonstram que a interação interdisciplinar pode auxiliar nos avanços pedagógicos e que a educação física contribui diretamente para o desenvolvimento cognitivo
Palavras-chave: Educação Física Escolar, Raciocínio Lógico, Interdisciplinaridade.
Mateus David Finco