DA “DECOREBA” À “ENSINAGEM”: AS CONCEPÇÕES DOS GRADUANDOS ACERCA DA AVALIAÇÃO NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UVV
Luciana Pereira Nascimento, Marcello Pereira Nunes.
Este estudo traz à comunidade acadêmica informações relevantes em relação ao processo de formação inicial em educação física desenvolvido pelo Centro Universitário Vila Velha/UVV-ES a partir da análise das concepções dos graduandos acerca do processo de avaliação. O objetivo deste estudo é analisar criticamente a concepção que graduandos do curso de educação física/UVV possuem acerca da avaliação desenvolvida nas disciplinas do ensino superior e a sua contribuição para a formação inicial em educação física. Esta pesquisa é um estudo de caso de caráter qualitativo e para coleta de dados utilizou-se de entrevista semi-estruturada, tendo como sujeitos da pesquisa acadêmicos do 7º e 8º períodos do curso de Educação Física do Centro Universitário Vila Velha/UVV-ES. Para análise dos dados tomou-se como base os estudos de COSTA (1997), PIMENTA e ANASTASIOU (2005) que abordam questões pertinentes ao contexto do ensino superior; sobre avaliação os estudos de LUCKESI (1996) e SAUL (1991).
Palavras-chave: educação física; formação profissional; avaliação.
Luciana Pereira Nascimento, Marcello Pereira Nunes.