O FAIR PLAY E AS CARACTERÍSTICAS SÓCIO- AFETIVAS DOS ALUNOS
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Autor(es)
Michelle Rodrigues Ferraz, Eliane Glória Reis da Silva Souza, Walmer Monteiro Chaves.
Resumo
- presente estudo tem como objetivo discutir a importância do desenvolvimento do fair play nas aulas de Educação Física. O problema está centrado na verificação de diferenças, no que tange ao fair play, entre alunos do 6º e do 9º anos do ensino fundamental, frente às distintas características sócio-afetivas entre as faixas etárias em questão. A amostra é constituída de trezentos e noventa e seis alunos, de ambos os sexos, da E.M. Cecília Augusta dos Santos / Itaboraí-RJ. instrumento utilizado é um questionário para a apuração do fair play, estruturado na escala de Lickert, com variação de seis a trinta pontos. Frente aos resultados apurados, não ocorreram diferenças significativas, pois em ambos os casos os alunos manifestaram uma forte predominância do fair play (6º ano=24,45 e 9º ano=24,57) e uma fraca tendência à não existência do fair play (6º ano=12,95 e 9º ano=11,71). Os procedimentos didático-pedagógicos estruturados em princípios do fair play são de suma importância para a formação da cidadania dos alunos pautada na ética, moral e estética.
Palavras-chave: Fair Play; Escola; Aspectos sócio-afetivos.
Abstract
Palavras Chave
Michelle Rodrigues Ferraz, Eliane Glória Reis da Silva Souza, Walmer Monteiro Chaves.