BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

CONCEPÇÕES SOBRE CORPO DEFICIENTE: IMAGENS, CONCEITOS E REFLEXÕES EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Simone Teresinha Meurer, Luciana Erina Palma, Silmara Elice Renner Matthes

Resumo

O presente estudo objetivou analisar as concepções sobre corpo deficiente de acadêmicos do curso de Educação Física – Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria/RS e identificar como imagens de corpos com deficiência na prática de atividades física e esporte de alto nível interferem sobre as respostas imediatas destes acadêmicos. Foram utilizados questionários abertos, aplicados à 34 acadêmicos dos três semestres em andamento no momento da coleta de dados. Foi realizada a coleta inicial e, transcorrido o tempo de uma semana, foi exibida uma sequência de imagens de corpos com deficiência na prática de atividades físicas e esportes e, em seguida, aplicado um novo questionário. Para a análise, utilizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin (1977). Foram criadas categorias de análise com fundamentação teórica em Lüdorf (2003). Identificou-se através do primeiro questionário que o corpo ainda estava sendo compreendido dentro de um a perspectiva biológica, porém, pode-se visualizar que o curso de Educação Física vem contribuindo positivamente sobre as concepções de corpo dos acadêmicos, uma vez que as concepções daqueles de semestres mais avançados foram menos vinculadas a aspectos biológicos. Através do segundo questionário, identificou-se mudanças nas respostas imediatas dos acadêmicos, percebendo desta forma a interferência das imagens apresentadas. Destaca-se a importância deste estudo no sentido de incitar novas discussões referentes às relações entre a diversidade humana, especialmente às pessoas com deficiência, e a Educação Física, considerando o espaço do curso de graduação aquele adequado para dar suporte a estas discussões. Palavras chave: Concepções sobre corpo, Educação Física, corpos deficientes.

Abstract
Palavras Chave

Simone Teresinha Meurer, Luciana Erina Palma, Silmara Elice Renner Matthes

Pesquisar artigos

Publicações