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UMA ANÁLISE A RESPEITO DA CONFIGURAÇÃO DAS AULAS DE BABY CLASS )BALÉ CLÁSSICO)

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Autor(es)

Vanessa Batistello, Leonardo da Silva Martins, Luciano Gonçalves, Marlini Dorneles de Lima, Paulo Moreira Silva Dantas

Resumo

Esta pesquisa surgiu de alguns questionamentos quanto ao ensino do Balé Clássico para crianças que compreendem a idade de 03 a 06 anos. Sendo o Balé uma arte que engloba movimentos refinados e tecnicistas, e, percebendo que as crianças que compreendem esta idade estão em uma fase de exploração de movimentos amplos que contemplam atividades lúdicas e criativas. Este estudo objetivou analisar a configuração das aulas de “Baby Class”, desenvolvidas com crianças de 03 a 06 anos de idade, identificar as atividades e a proposta metodológica desenvolvidas pelos professores; verificar a formação destes profissionais, estabelecendo um parâmetro em relação aos atributos necessários para a docência destas aulas e diagnosticar a percepção dos pais quanto aos possíveis benefícios do Baby Class. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, tendo como população crianças de 03 a 06 anos praticantes de “Baby Class” e seus professores, e os pais e/ou responsáveis das mesmas, nas três escolas de dança localizadas nas cidades de Chapecó, Blumenau e Xaxim – SC. A amostra foi intencional, contemplando critérios como idade, estilo de dança, liberação das escolas e abrangência estadual. As três professoras pesquisadas são ex-bailarinas, formadas no curso técnico de Ballet Clássico e uma é graduada em Educação Física. Concluiu-se que a técnica clássica é muito utilizada nas aulas de Baby Class pelas professoras que são apenas ex-bailarinas. A professora que possui graduação em Educação Física priorizou em suas aulas as vivências, as experimentações de movimentos e a criatividade. O método reprodutor predominou, tendo o professor como centro e a estereotipação dos movimentos da técnica clássica. O mesmo acontece em relação ao espaço físico e estilos musicais, concluindo que apenas estes cursos técnicos não dão conta de uma aula que evidencie todos os aspectos de desenvolvimento da criança.

Palavras-chave: Baby Class, criança, formação, proposta metodológica.

Abstract
Palavras Chave

Vanessa Batistello, Leonardo da Silva Martins, Luciano Gonçalves, Marlini Dorneles de Lima, Paulo Moreira Silva Dantas

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