BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

ANÁLISE COMPARATIVA DA COMPOSIÇÃO CORPORAL ENTRE UNIVERSITÁRIOS DA ÁREA DA SAÚDE

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Martinho Lutero Leite Cruz, Jamisson Benicio de Lima, Jair Gomes Linard, Alex Soares Marreiros Ferraz, Danilo Lopes Ferreira Lima.

Resumo

A composição corporal do indivíduo se revela como uma variável importante para qualquer programa de emagrecimento, condicionamento físico ou na prevenção e tratamento de diversas doenças crônicas. Com o objetivo de comparar a composição corporal entre alunos concluintes dos cursos de Educação Física, Fisioterapia e Odontologia foi utilizado o protocolo de três dobras cutâneas preconizado por Guedes. O grupo total apresentou percentual de gordura de 20,94±6,0%, com o grupo masculino apresentando uma média de 17,29±5,8% e o feminino de 24,58±3,6%. Os indivíduos que representaram o curso de Educação Física apresentaram a menor média de percentual de gordura (18,52%), sendo que os indivíduos do sexo masculino obtiveram uma média de 14,48±6,4%, enquanto o grupo feminino atingiu uma média de 22,55±4,6%. Talvez pela própria característica do curso, os alunos do curso de Educação Física adquirirem hábitos saudáveis de alimentação e atividade física ou mesmo por terem uma consciência corporal, estes conseguem um maior equilibro de sua composição corporal. Contudo os alunos dos outros cursos avaliados não fugiram muito dos padrões aceitos, principalmente as mulheres do curso de Odontologia e os homens do curso de Fisioterapia.

Palavras-chave: Composição Corporal, Odontologia, Fisioterapia, Educação Física.

Abstract
Palavras Chave

Martinho Lutero Leite Cruz, Jamisson Benicio de Lima, Jair Gomes Linard, Alex Soares Marreiros Ferraz, Danilo Lopes Ferreira Lima.

Pesquisar artigos

Publicações