ANÁLISE DO PERFIL DA COMPOSIÇÃO CORPORAL EM ESCOLARES DA REDE DE ENSINO PÚBLICA E PARTICULAR DE ITAJUBÁ )MG)
Júnia Garcia França Mota, Adílio Veloso de Lima., Fábio Ricardo Ribeiro Pinto , Leila Patrícia da Silva, Fernanda Franciulli Coutinho.
O objetivo deste estudo foi analisar o perfil da composição corporal em escolares da rede de ensino pública e particular de Itajubá (MG). A amostra estudada foi composta por 162 escolares, de ambos os gêneros (84 meninos e 72 meninas), com idades entre 10-13 anos, de duas escolas da cidade de Itajubá (MG), sendo uma delas instituição de ensino público e a outra de ensino privado. Foi mensurado o percentual de gordura, a partir da utilização da soma das dobras cutâneas triciptal (DCTr) e subescapular (DCSe), aplicadas ao protocolo de Slaugther. Na determinação do índice de maturação sexual, aplicou-se uma auto-avaliação a cada escolar, utilizando os critérios de Tanner. Para análise dos dados, utilizou-se o pacote estatístico SPSS 12.0 para Windows. Foi realizada a análise descritiva (freqüências, percentuais, médias e desvios padrões) e o teste “t” de Student para comparação das médias de uma amostra com valor de referência, com nível de significância de p<0,05. Os resultados mostraram que escolares da rede pública de ensino, apresentaram menor prevalência de sobrepeso e obesidade quando comparados aos escolares da rede privada de ensino. Esses dados parecem indicar que intervenções estratégicas são necessárias para promover uma melhoria da qualidade de vida de adolescentes e jovens, já que o aspecto socioeconômico dos indivíduos pode ser uma variável determinante na composição corporal e diretamente relacionada aos hábitos de vida que o indivíduo adota em seu cotidiano.
Palavras-chave: percentual de gordura corporal, meninas, meninos, escolares, escolas públicas e privadas.
Júnia Garcia França Mota, Adílio Veloso de Lima., Fábio Ricardo Ribeiro Pinto , Leila Patrícia da Silva, Fernanda Franciulli Coutinho.