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EDUCAÇÃO FÍSICA DA ESCOLA: A CULTURA INSTITUCIONAL E AS PRÁTICAS ESCOLARES

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Autor(es)

Adelgício Ribeiro de Paula

Resumo

O objetivo desse trabalho é fazer um breve levantamento sobre as diversas concepções e tendências pedagógicas que marcaram a Educação Física ao longo das décadas e entender o que determina as práticas e os fazeres no cotidiano do professor de Educação Física na escola. Implica, ainda, compreender os processos de construção da cultura e das práticas escolares. Partimos da hipótese de que as práticas escolares são estabelecidas conforme a experiência de vida e a formação do Professor de Educação Física, bem como em razão das características dos alunos e da escola. Em algumas unidades escolares existe a prática deliberada de Futebol, em outras há o predomínio do Handebol, do Basquetebol ou do Voleibol, e também da Dança em suas mais diversas formas de manifestação. Diante da diversidade de concepções, de propostas pedagógicas e formas de entender a Educação Física na escola, podemos constatar que as práticas são diferentes em cada unidade escolar. Isto é a cultura escolar, cuja construção tem uma historicidade, que é produto das relações que marcam o cotidiano da escola e daqueles que a produzem. Por isso os estudos que procuram compreender por que numa escola há o predomínio de uma determinada prática ou concepção de Educação Física se põem como uma questão importante a ser investigada. Palavras chave: Cultura institucional, cultura escolar, prática escolar, Educação Física Escolar, Educação Física da escola.

Abstract
Palavras Chave

Adelgício Ribeiro de Paula

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