EMOÇÕES PRÉ-COMPETITIVAS VIVENCIADAS POR GINASTAS
Maria Cristina Nunes Miguel, Maria Regina Ferreira Brandão, Debora Carchan Dignani, Leonardo Eid Marques.
A Ginástica Artística combina movimentos difíceis com riscos significativos – lesões e fraturas -, exigindoum grande esforço físico, controle emocional e mental do atleta. Emoção é definida como um conjuntocomplexo de motivos objetivos e subjetivos que originam reações como medo, ansiedade, tranquilidade, e estas reações podem influenciar de maneira positiva ou negativa o desempenho esportivo do atleta. Este estudo tem por objetivo avaliar as emoções vivenciadas pelo atleta de Ginástica Artística no momento pré-competitivo. A pesquisa contou com a participação de dez ginastas, com idades entre 13 e 18 anos, que treinam em média cinco horas por dia. Neste estudo, foi utilizada a seguinte questão aberta semi-estruturada: “Escreva como se sente no momento antes de competir”. As respostas coletadas foram classificadas em dois grandes grupos: emoções negativas e emoções positivas. A análise dos dados foi feita pela frequência de ocorrência de respostas para cada grupo de emoção vivenciada pelos atletas. Os resultados mostraram uma frequência de ocorrência de 73% para emoções negativas (ansiedade, medo, tensão, nervosismo, apreensão, impaciência, preocupação e receio), e 27% para emoções positivas (calma, tranquilidade, concentração, seriedade e pensamentos). Pode-se concluir que, em momentos pré-competitivos, os atletas da Ginástica Artística estão sob a influência das emoções negativas e estas podem interferir, de maneira significativa, em seus desempenhos esportivos. Palavras chave: Emoções, ginástica artística e momento pré-competitivo.
Maria Cristina Nunes Miguel, Maria Regina Ferreira Brandão, Debora Carchan Dignani, Leonardo Eid Marques.