PREVALÊNCIA DE SOBREPESO E OBESIDADE ENTRE CRIANÇAS DE UMA ESCOLA PARTICULAR DE CAMPO GRANDE – MS
Alberto Zeola Vieira, Rafael de Werk, Leonardo da Silva Martins, Paulo Ricardo Martins Nuñez, Junior Vagner Pereira da Silva.
A obesidade, nas últimas décadas, tem se tornado uma verdadeira epidemia mundial, atingindo todas as idades, gêneros, região geográfica e nível socioeconômico; no entanto, estudos realizados em países em desenvolvimento - como o Brasil - têm indicado que a obesidade ocorre com mais freqüência em populações de nível socioeconômico mais elevado. Considerando que estudos relacionados a essa problemática são escassos no estado de Mato Grosso do Sul, este estudo teve como objetivo analisar a prevalência de sobrepeso e obesidade entre crianças matriculadas em uma escola particular de Campo Grande – MS. Especificamente pretendeu-se analisar a prevalência de sobrepeso e obesidade entre os gêneros. A população do estudo foi constituída por crianças, na faixa etária de 6 a 10 anos, ambos os sexos. A amostra foi composta por 287 crianças selecionadas intencionalmente. Foram aferidas as medidas de peso e estatura, utilizando a fórmula IMC = peso/altura2 para determinar o Índice de Massa Corporal. Os resultados mostram elevados índices de sobrepeso (26,25%) e obesidade (11,35%). Comparando os resultados com os disponíveis na literatura, verificou-se que os percentuais de prevalência de sobrepeso e obesidade foram próximos aos encontrados em estudos com crianças de escolas particulares e superior aos realizados com crianças de escolas públicas. Os resultados indicam a necessidade de intervenção multiprofissional junto à população estudada, buscando amenizar o excesso de massa corporal.
Palavras-chave: Excesso de massa corporal. Crianças. Escola Particular.
Alberto Zeola Vieira, Rafael de Werk, Leonardo da Silva Martins, Paulo Ricardo Martins Nuñez, Junior Vagner Pereira da Silva.