ESTUDO COMPARATIVO DA IMAGEM CORPORAL EM ESTUDANTES DE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO FÍSICA
Ana Paula Discola, Luciana Almeida Lima, Flávio Rebustini.
O desenvolvimento intensivo do culto ao corpo, nas últimas décadas, tem provocado uma série de alterações e complicações quanto à imagem corporal e o autoconceito. Este trabalho é o resultado de um estudo interdisciplinar entre pesquisadores interessados no tema Imagem Corporal. O objetivo foi investigar os níveis de imagem real e ideal em estudantes universitários. Da população total investigada (n = 71), 40 pertencem ao curso de Psicologia e 31 ao curso de Educação Física. A avaliação foi feita por meio do instrumento Silhouette Matching Task (Marsh e Roche, 1996), composto por 12 imagens corporais. Foi solicitado aos estudantes que apontassem com qual imagem se identificavam e com qual das imagens gostariam de se parecer no futuro. A análise estatística adotada foi o “t” de Student com nível de significância de p<0,01. Nos resultados sobre a imagem real (atual), os 02 grupos pesquisados não apresentaram diferença significativa entre eles (o curso de Psicologia teve uma média de 4,41 + 2.56 e o de Educação Física 5,40 + 2,47). Em contrapartida, quando analisados os dados referentes à imagem ideal (futura) os resultados apontaram diferença significativa entre os cursos (entre 3,39 + 1,96 e 5,33 + 2,18, respectivamente, Psicologia e Educação Física), o que indica que os estudantes de Psicologia desejam um corpo muito mais esbelto do que o atual, enquanto os da Educação Física estão satisfeitos com seu corpo. Possivelmente, por manterem-se ativos fisicamente e, portanto, mais próximos do corpo idealizado. Palavras chave: Imagem corporal, universitários, Psicologia e Educação Física.
Ana Paula Discola, Luciana Almeida Lima, Flávio Rebustini.