SENTIDOS E SIGNIFICADOS DE FEMINILIDADE E MASCULINIDADE EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A MEDIAÇÃO DO/A PROFESSOR/A
Vilma Canazart dos Santos
O presente artigo trata de indícios de sentidos e significados de feminilidade e masculinidade em aulas de Educação Física e da mediação do/a professor/a. Os referenciais teóricos adotados estão ligados à perspectiva histórico-cultural (Lev Vigotski) e à concepção enunciativo-discursiva (Mikhail Bakhtin), além da literatura sobre o tema masculinidade e feminilidade e a Educação Física. Foram acompanhadas, durante quatro semanas, as aulas de dois professores, sendo uma do sexo feminino e outro do sexo masculino, em duas escolas da cidade de Sumaré/SP. Os/as alunos/as das 5as séries – uma sala por escola – também constituíram o universo da pesquisa. Como forma de registro, foi utilizada a videogravação e o diário de campo. Os enunciados do/a professor/a passam, no decorrer da dinâmica interlocutiva, a apresentar uma incoerência entre o que foi dito e o que se diz. Assim, os discursos não podem ser analisados sem conflitos e tensões, pois os lugares de onde eles são produzidos não são necessariamente harmônicos e de consensos, o que nos leva a confirmar que a nossa própria ideia nasce e se forma no processo de interação e luta com os pensamentos dos outros.
Palavras chave: Sentidos e significados, feminilidade e masculinidade, Educação Física escolar.
Vilma Canazart dos Santos