O SENTIDO ÉTICO-ESTÉTICO DO CORPO NO PENSAMENTO FILOSÓFICO DA GRÉCIA ANTIGA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA
Alex Bittencourt, Larissa Michelle Lara, Dourivaldo Teixeira.
Essa pesquisa foi construída com base em reflexões elaboradas a partir de estudos de obras clássicas da Grécia antiga, em especial, dos períodos socrático, sistemático e helenístico, mais especificamente das filosofias platônica, aristotélica e epicurista. O objetivo foi analisar o corpo no pensamento filosófico da antiguidade, buscando identificar os sentidos ético-estéticos e suas implicações para a Educação Física contemporânea. As investigações realizadas apontam para um entendimento de Educação Física permeado do pensamento filosófico antigo, sobretudo platônico e aristotélico, em que se observa o dualismo corpo e alma, a valorização da razão em detrimento do sensível e a busca de uma felicidade que se opõe aos sentidos do corpo. Palavras chave: Corpo, Educação Física, educação, sentido ético-estético.
Alex Bittencourt, Larissa Michelle Lara, Dourivaldo Teixeira.