BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

A RECREAÇÃO E O CONSTRUTIVISMO EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA .

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Sandro Carnicelli Filho, Thercio Fabio Pontes Sabino, Gisele Maria Schwartz, Alexander Klein Tahara, Graziela Pascom Caparroz

Resumo

Este estudo de natureza qualitativa teve como objetivo verificar as interfaces entre a Recreação e o Construtivismo aplicados em aulas de Educação Física Escolar, buscando compreender, na perspectiva dos docentes envolvidos, como se efetiva esta interação. O estudo constou de uma pesquisa exploratória, desenvolvida por entrevista semi-estruturada aplicada a uma amostra intencional composta por três professores do Ensino Fundamental de escolas do Estado de São Paulo, com idades variando entre 20 e 40 anos, de ambos os sexos, com nível superior de escolaridade e que se autoafirmavam construtivistas. Os dados foram analisados descritivamente, utilizando-se a Técnica de Análise do Conteúdo Temático e indicam que o tempo de domínio e aplicação deste método pelos participantes da amostra variava de 4 a 6 anos, a recreação foi utilizada neste método com dupla finalidade, sendo uma de facilitação do aprendizado e da iniciação esportiva e outra referente a tornar a aula mais agradável e possibilitar o autoconhecimento. No que se refere ao aspecto de como fazer com que as crianças percebessem a importância dos jogos e brincadeiras e absorvam seus resultados, os sujeitos salientaram o valor das reflexões durante ou após as atividades e no início de um novo encontro. Sobre a eficiência do método aplicado, os professores se posicionaram positivamente, evidenciando a importância do trabalho em longo prazo e o retorno propiciado pelos pais, durante reuniões pedagógicas. Com base nos resultados do estudo, torna-se importante disseminar estes tipos de intervenções, para que se possa ampliar as possibilidades de estimulação consciente, o ensino reflexivo e a aprendizagem significativa. Palavras chave: Recreação, construtivismo, Educação Física Escolar.

Abstract
Palavras Chave

Sandro Carnicelli Filho, Thercio Fabio Pontes Sabino, Gisele Maria Schwartz, Alexander Klein Tahara, Graziela Pascom Caparroz

Pesquisar artigos

Publicações