A RECREAÇÃO E O CONSTRUTIVISMO EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA .
Sandro Carnicelli Filho, Thercio Fabio Pontes Sabino, Gisele Maria Schwartz, Alexander Klein Tahara, Graziela Pascom Caparroz
Este estudo de natureza qualitativa teve como objetivo verificar as interfaces entre a Recreação e o Construtivismo aplicados em aulas de Educação Física Escolar, buscando compreender, na perspectiva dos docentes envolvidos, como se efetiva esta interação. O estudo constou de uma pesquisa exploratória, desenvolvida por entrevista semi-estruturada aplicada a uma amostra intencional composta por três professores do Ensino Fundamental de escolas do Estado de São Paulo, com idades variando entre 20 e 40 anos, de ambos os sexos, com nível superior de escolaridade e que se autoafirmavam construtivistas. Os dados foram analisados descritivamente, utilizando-se a Técnica de Análise do Conteúdo Temático e indicam que o tempo de domínio e aplicação deste método pelos participantes da amostra variava de 4 a 6 anos, a recreação foi utilizada neste método com dupla finalidade, sendo uma de facilitação do aprendizado e da iniciação esportiva e outra referente a tornar a aula mais agradável e possibilitar o autoconhecimento. No que se refere ao aspecto de como fazer com que as crianças percebessem a importância dos jogos e brincadeiras e absorvam seus resultados, os sujeitos salientaram o valor das reflexões durante ou após as atividades e no início de um novo encontro. Sobre a eficiência do método aplicado, os professores se posicionaram positivamente, evidenciando a importância do trabalho em longo prazo e o retorno propiciado pelos pais, durante reuniões pedagógicas. Com base nos resultados do estudo, torna-se importante disseminar estes tipos de intervenções, para que se possa ampliar as possibilidades de estimulação consciente, o ensino reflexivo e a aprendizagem significativa. Palavras chave: Recreação, construtivismo, Educação Física Escolar.
Sandro Carnicelli Filho, Thercio Fabio Pontes Sabino, Gisele Maria Schwartz, Alexander Klein Tahara, Graziela Pascom Caparroz