UM PANORAMA SOBRE A GINÁSTICA NA PERSPECTIVA DISCENTE
Priscila Gonçalves Soares, Carlos Gonçalves Tavares, Eliana Carla Gomes de Souza, Daniela Gomes Rosado, Samuel Gonçalves Pinto.
A ginástica aparece nos circos que comumente se apresentavam como companhias equestres, ginásticas e acrobáticas. Trata-se aqui dos exercícios ginásticos apresentados pelos artistas com fins de espetáculo e exibição. A defesa em favor da prática dos exercícios ginásticos exercidos a partir dos argumentos médicos, especialmente as representações atreladas aos discursos da Higiene, também são destaque. Soares (1994), a ginástica nesta perspectiva era defendida a partir das finalidades de “regenerar a raça promover a saúde, desenvolver a vontade, a coragem, a força, a energia de viver e, finalmente, desenvolver a moral”. O termo ginástica tem origem grega onde significa “arte de exercitar o corpo nu” e sua denominação vem de atividades metódicas e sistematizadas onde variam de exercícios necessários a sobrevivência humana, aos esportes, jogos, lutas e preparação de soldados, sendo que a partir do final do século XIX, passou a ter uma conotação higienista na atual sociedade industrial, visando a correção de má postura devido ao trabalho, abrindo campo para pesquisas cientificas na área. Objetivo de nosso trabalho investigar quais as modalidades ginásticas referidas são mais conhecidas (populares) entre os alunos do curso de fisioterapia de uma faculdade particular na cidade de Cataguases/MG. Percebemos que a ginástica de academia é conhecida por todos os alunos pesquisados (100%), logo em seguida temos a ginástica rítmica com 70,5%, ginástica artística com 64,7%, ginástica laboral com 58,8%, ginástica de trampolim com 52,9% e a ginástica geral com 11, 7%.
Palavras-chave: Ginástica; educação; circo.
Priscila Gonçalves Soares, Carlos Gonçalves Tavares, Eliana Carla Gomes de Souza, Daniela Gomes Rosado, Samuel Gonçalves Pinto.