BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES: DIFERENTES METODOLOGIAS E A EXPERIÊNCIA DO INSTITUTO ESPORTE E EDUCAÇÃO EM BUSCA DA QUALIFICAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Rodrigo Paiva, Raquel Clementino, Adriano José Rossetto Júnior, Ambleto Ardigó Júnior, Everaldo Cortes.

Resumo

O Instituto Esporte e Educação (IEE) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público que, há 10 anos, atua no sentido de contribuir com a formação do cidadão crítico, participativo e transformador de sua realidade, por meio da Educação Física e esportes, favorecendo o desenvolvimento de comunidades de baixa renda. Considerando os diversos modelos de formação de professores propostos pelas literaturas nacional e internacional, o IEE procura aproveitar-se de diferentes orientações metodológicas para a formação de seu quadro de colaboradores em serviço. Os programas de formação continuada são as principais estratégias adotadas. O objetivo deste estudo foi verificar os impactos de diferentes modelos de formação continuada em serviço de professores de Educação Física utilizados pelo IEE. Os resultados sugerem que o uso combinado de diferentes modelos de formação continuada como Supervisão da Prática Pedagógica, Congressos, Seminários e Conferências internas, Formação continuada mensal no ambiente de atuação pedagógica dos professores, entre os outros, como reuniões semanais, estudos virtuais, etc. contribuem efetivamente para a formação do professor de Educação Física para atuar na dimensão educacional do fenômeno esportivo.

Palavras-chave: Formação de professores; saberes docentes; esporte educacional.

Abstract
Palavras Chave

Rodrigo Paiva, Raquel Clementino, Adriano José Rossetto Júnior, Ambleto Ardigó Júnior, Everaldo Cortes.

Pesquisar artigos

Publicações