HÁBITOS ALIMENTARES E ATIVIDADE FÍSICA EM ESCOLARES DAS REDES PÚBLICAS E PRIVADAS DA CIDADE DE ANÁPOLIS-GO
Patrícia Espíndola Mota Venâncio, Cristina Gomes de Oliveira Teixeira, William Alves Lima, Iransé Oliveira Silva, Francisco Martins da Silva.
Hábitos alimentares saudáveis e atividade física são fatores importantes no combate à obesidade. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo verificar os hábitos alimentares e nível de atividade física em crianças de escolas públicas e privadas de Anápolis-Go. Esta pesquisa se constituiu num estudo epidemiológico com delineamento transversal, em crianças de 7 a 9 anos, matriculados em escolas públicas e privadas da cidade de Anápolis-GO. Para a pesquisa foi utilizado um questionário modificado de estilo de vida (BARROS; NAHAS, 2003) para avaliar o nível de atividade física e identificar os hábitos alimentares das crianças. Foi utilizada a estatística não paramétrica (teste de Kruskal-Wallis) para identificar diferenças categóricas entre os níveis classificatórios em relação ao nível de atividade física. Para os resultados dos hábitos alimentares das escolas privadas e públicas em geral, observou-se que a maioria 84,8% encontra-se com uma alimentação considerável insuficiente, segundo padrões estabelecidos por referencial da pirâmide alimentar. Apenas 11,6% dos escolares apresentam hábitos alimentares adequados e finalmente, 3,6% dos escolares, indicam realizarem uma alimentação Excessiva. Quanto aos resultados do nível de atividade física, os escolares da rede de ensino privada, 31,3% foram considerados sedentários; 29,4% insuficientemente ativos; 24,4% moderadamente ativos; e apenas 15% são ativos. E os escolares da rede pública 21,3% foram classificados como sedentários; 22,5% insuficiente ativos; 25,4% moderadamente ativos; e 30,7% ativos. O estudo concluiu que o nível de atividade física foi constatado que os escolares da rede de ensino pública são mais ativos que os escolares da rede de ensino privada. E quanto aos hábitos alimentares, podemos concluir que os escolares tanto da rede de ensino pública quanto os da rede de ensino privada, adotam hábitos alimentares irregulares em relação ao que é sugerido pela nova pirâmide alimentar.
Palavras-chave: Hábitos Alimentares; Atividade Física; Escolares; Pirâmide Alimentar.
Patrícia Espíndola Mota Venâncio, Cristina Gomes de Oliveira Teixeira, William Alves Lima, Iransé Oliveira Silva, Francisco Martins da Silva.