DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA E CURRÍCULO: ANALISANDO A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Suéllen Cristina Vaz de Oliveira, Bruna Borges Brito, Simone Maria Castellano, Giselle Cristina Juliano Eustáquio, Luiz Antônio Silva Campos
O presente artigo visa refletir sobre a docência universitária, bem como sobre o respectivo desenvolvimento sociocultural intermediado por professores da Disciplina de Educação Física, atendendo aos elementos formadores do processo educativo e também se há preocupação com a formação dos futuros profissionais da área acadêmica. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa e bibliográfica no Centro Universitário do Planalto de Araxá, instituição privada de Minas Gerais. A ferramenta utilizada foi aplicação de um questionário contendo perguntas fechadas e abertas a serem respondidas pelos professores, as quais se referiam aos saberes e aos conhecimentos técnicos, à formação continuada, aos fatores limitantes para a realização da prática docente, entre outros. Nos resultados obtidos, percebemos que os professores consideram deter boa formação acadêmica para o exercício da docência universitária. Por outro lado, preocupam-se com a formação continuada. Sugerimos, então, a realização de seminários, palestras e grupos de estudos, visando ao aprimoramento pedagógico e à prática acadêmica universitária.
Palavras-chave: Docência no ensino superior, Educação Física, currículo, formação pedagógica.
Suéllen Cristina Vaz de Oliveira, Bruna Borges Brito, Simone Maria Castellano, Giselle Cristina Juliano Eustáquio, Luiz Antônio Silva Campos