BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA E CURRÍCULO: ANALISANDO A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Suéllen Cristina Vaz de Oliveira, Bruna Borges Brito, Simone Maria Castellano, Giselle Cristina Juliano Eustáquio, Luiz Antônio Silva Campos

Resumo

O presente artigo visa refletir sobre a docência universitária, bem como sobre o respectivo desenvolvimento sociocultural intermediado por professores da Disciplina de Educação Física, atendendo aos elementos formadores do processo educativo e também se há preocupação com a formação dos futuros profissionais da área acadêmica. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa e bibliográfica no Centro Universitário do Planalto de Araxá, instituição privada de Minas Gerais. A ferramenta utilizada foi aplicação de um questionário contendo perguntas fechadas e abertas a serem respondidas pelos professores, as quais se referiam aos saberes e aos conhecimentos técnicos, à formação continuada, aos fatores limitantes para a realização da prática docente, entre outros. Nos resultados obtidos, percebemos que os professores consideram deter boa formação acadêmica para o exercício da docência universitária. Por outro lado, preocupam-se com a formação continuada. Sugerimos, então, a realização de seminários, palestras e grupos de estudos, visando ao aprimoramento pedagógico e à prática acadêmica universitária.

Palavras-chave: Docência no ensino superior, Educação Física, currículo, formação pedagógica.

Abstract
Palavras Chave

Suéllen Cristina Vaz de Oliveira, Bruna Borges Brito, Simone Maria Castellano, Giselle Cristina Juliano Eustáquio, Luiz Antônio Silva Campos

Pesquisar artigos

Publicações