O ESPORTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: QUESTÕES EPISTEMOLÓGICAS E SIGNIFICADOS PARA ESCOLARES DE 6ª A 9ª SÉRIE
Pedro Lourenço Katayama, Silas Queiroz de Souza, Aline Dessupoio Chaves, Cleber Garcia Casagrande, Luiz Antônio Silva Campos
Neste estudo objetivou-se verificar qual é o entendimento do significado do esporte pela visão de escolares. A metodologia da pesquisa se delineou pela sua natureza em quali-quantitativa, do tipo pesquisa de campo e pesquisa bibliográfica. O universo da pesquisa se delineou por alunos de escolas particulares e públicas do município de Uberaba-MG que cursavam da 6ª a 9ª série do Ensino Fundamenta, perfazendo um “n” de 754 alunos. A grande maioria dos alunos tem uma compreensão de esporte voltado para competições. Outras questões como lazer, educação, inclusão, saúde e exercício físico estão em segundo plano. Esse entendimento poderá gerar conflito no momento do processo ensino aprendizagem proposto pelo professor de Educação Física e as políticas públicas voltadas para o esporte.
Palavras-chaves: Esporte, Educação Física escolar, ensino, aprendizagem.
Pedro Lourenço Katayama, Silas Queiroz de Souza, Aline Dessupoio Chaves, Cleber Garcia Casagrande, Luiz Antônio Silva Campos