SUPERVISÃO PEDAGÓGICA EM NATAÇÃO - INFLUÊNCIA DA REFLEXÃO RETROSPECTIVA SOBRE OS COMPORTAMENTOS TÉCNICO-PEDAGÓGICOS DE PROFESSORES
Marco Batista; Samuel Honório.
Objetivo: A finalidade desta investigação foi a de verificar a existência de alterações de comportamentos de professores em sessões de natação, após “reflexão retrospectiva” que teve lugar após a primeira e após a segunda sessão de aulas de natação. Métodos: A nossa amostra foi constituída por 6 (seis) indivíduos, 4 (quatro) do sexo masculino e outros 2 (dois) do sexo feminino. Destes 6 (seis) indivíduos, 3 (três) são professores licenciados e os outros 3 (três) são estudantes universitários estagiários na área de Treino Desportivo de Alto Rendimento em Natação. As variáveis em estudo dividem-se em dois grupos: (Independentes) as que caracterizam os professores: Género, Idade, Grau Académico, Tempo de Experiência e Tipo de Formação como Treinadores e as variáveis (dependentes) dos comportamentos exibidos: Instrução, Feedback, Organização, Afetividade Positiva, Afetividade Negativa, Intervenções Verbais dos Alunos, Observação e Outros Comportamentos. Para a comparação estatística entre os subgrupos definidos, foram utilizados dois testes não-paramétricos: o teste de Wilcoxon que permitiu comparar os mesmos comportamentos entre a primeira e a segunda sessão de cada subgrupo; e a Prova “U” de Mann Whitney que permitiu comparar os mesmos comportamentos entre as primeiras sessões de cada subgrupo, e ainda comparar os mesmos comportamentos entre as segundas sessões de cada subgrupo. Resultados: Verificámos que os professores obtiveram melhores resultados na maioria dos comportamentos após a análise de uma reflexão retrospectiva entre as duas sessões de natação. Conclusões: Não se verificaram diferenças significativas em nenhum dos comportamentos na análise e comparação dos subgrupos, no entanto constatámos que se verificaram diferenças significativas nos comportamentos de Instrução e Organização entre a primeira e a segunda sessão relativamente ao total da amostra.
Palavras-chave: Ensino, natação, supervisão pedagógica, observação de comportamentos, reflexão retrospectiva.
Marco Batista; Samuel Honório.